POR QUE É VANTAJOSO CONCENTRAR ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM UMA AGÊNCIA SÓ?

ACM Digital 07:31 0 comentários


POR QUE É VANTAJOSO CONCENTRAR ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM UMA AGÊNCIA SÓ?
Como você cuida do marketing da sua empresa? Você utiliza várias agências ou prefere concentrar estratégias de marketing em uma só? Quem contratar uma agência é um ótimo investimento, isso não resta dúvidas, mas qual opção tomar é uma boa questão! 

É preciso avaliar as vantagens e desvantagens de cada alternativa e escolher o melhor modelo para o seu negócio.
Se você também tem essa dúvida, este post pode ajudar bastante! Vamos mostrar aqui as vantagens e desvantagens das duas opções para ajudar você a tomar a melhor decisão para o seu negócio. 
POR QUE CONTRATAR UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL?
O marketing é essencial para o sucesso de um negócio, qualquer que seja o setor de atuação. Ele é responsável por criar as oportunidades, atraindo novos clientes, fidelizando os consumidores da marca e promovendo a empresa, tornando-a uma referência para a escolha do consumidor.
As estratégias são diversas, desde ações off-line, como publicidade impressa, até ações on-line, como a presença nas redes sociais, o envio de e-mail marketing, a construção de um site, loja virtual, blog, entre outras.
As agências possuem experiência nessas estratégias e podem potencializar cada investimento. A construção de uma loja virtual, por exemplo: essa estratégia tem alto poder para cativar o mercado, criar uma jornada de compra, investir no conhecimento e fazer com que o potencial consumidor tire todas as suas dúvidas para tomar a decisão de compra.

TRABALHAR COM VÁRIAS AGÊNCIAS OU CONCENTRAR ESTRATÉGIAS DE MARKETING?
Depois que é identificado o grande potencial em contratar uma agência para cuidar do marketing, os empreendedores enfrentam um dilema entre optar por uma única agência ou entregar partes da estratégia diferentes para cada uma. Para esclarecer essa questão, vamos mostrar as vantagens e desvantagens de cada caso.
Trabalhar com mais de uma agência
Pensando que trabalhar com agências significa utilizar o conhecimento de um ou mais especialistas, alguns empreendedores entendem que criar estratégias com várias equipes pode ser benéfico.
A alegação é que cada agência é especialista em determinadas estratégias e, contratando diferentes empresas, pode-se unir as especialidades, entregando para cada uma o que for mais oportuno. Porém, na prática não é tão simples e vantajoso assim.
Cada ação de marketing é interligada a outras. As marcas possuem uma identidade, uma forma de se comunicar, um público-alvo, valores e objetivos. Quando se cria uma estratégia, ela deve seguir todas essas diretrizes para manter a identificação.
Infelizmente, é comum encontrar marcas que se comportam de maneiras diferentes em cada ponto de interação. Em um anúncio publicitário, por exemplo, você obtém uma certa impressão da empresa e dos seus produtos. Em um contato nas redes sociais, o comportamento já é bem diferente. Isso acontece, na maioria das vezes, porque as estratégias são divididas entre agências distintas.
Além disso, imagine que você contratou diferentes agências e cada uma está produzindo determinado material. Quando são lançados, você nota que há campanhas conflitantes. Isso pode gerar um sério problema, pois confunde o público e atrapalha o alcance de objetivos. A empresa perde a sua identidade e não consegue fidelizar seus clientes.
Outro ponto é a gestão. Gerenciar diferentes empresas pode causar muita dor de cabeça, visto que será preciso manter uma constante comunicação com as agências, de forma a passar todas as informações pertinentes.
Não devemos esquecer do custo. Contratar várias agências sairá mais caro para você. Lembre-se disso!
Vantagens em trabalhar com várias agências:
·         possibilidade de usar especialidades específicas de cada uma.
Desvantagens em usar mais de uma agência:
·         dificuldade em criar uma identidade;
·         falta de padronização nos contatos com a marca;
·         dificuldade na gestão dos serviços;
·         custo elevado.
Concentrar em só uma agência
Quando todo o trabalho é focado em uma agência, o comportamento da empresa é homogêneo. Não importa como o cliente faça contato com a marca, sua experiência será similar. Isso ajuda bastante a fidelizar os clientes e a oferecer ótimas experiências.
É claro que nenhuma empresa deve colocar suas estratégias de marketing nas mãos de uma agência qualquer, ainda mais se elas serão concentradas. É preciso escolher bem, avaliar as especialidades, os casos de sucesso e o que ela se propõe a fazer.
O primeiro passo é analisar as opções e escolher a melhor agência para a sua empresa e estratégia.
Como será somente uma empresa responsável por criar e administrar as ações, é mais fácil gerenciar, manter contato com os envolvidos e solicitar ajustes, se necessário.
Além disso, com o trabalho focado em uma só equipe, o custo será menor. Você pode ainda negociar os valores e as formas de pagamento com mais facilidade.
Vantagens em concentrar estratégias de marketing em uma só agência
·         criação de uma forte identidade, alinhada entre todos os pontos de interação;
·         conectividade entre todas as campanhas e estratégias;
·         fácil gestão e comunicação com a equipe de criação;
·         melhor custo-benefício.
Desvantagens em usar mais de uma agência
·         necessidade de estudo profundo para a escolha da agência.
E ENTÃO, QUAL É A MELHOR OPÇÃO?
Como vimos, para uma empresa potencializar suas estratégias de marketing, ela deve contratar uma agência especializada nesse trabalho. Os profissionais da empresa poderão focar nas suas atividades e as estratégias serão pensadas por quem tem uma sólida experiência no assunto. Porém, a dúvida fica em dividir o trabalho, utilizando várias agências, ou concentrar as estratégias de marketing em uma agência só.
Na análise individual, vimos que contratar mais de uma agência pode trazer problemas futuros ao negócio. Isso porque essa ação pode afetar a identidade da marca, criando estratégias conflitantes e não apresentando uma identidade homogênea. Além disso, a gestão é mais complexa e o custo, maior.
Já na utilização de uma só agência, todas as estratégias são interligadas, mantendo o mesmo objetivo e perfil. A gestão é descomplicada e o custo final é menor.
Portanto, indicamos que, para potencializar seus resultados, o mais vantajoso é concentrar estratégias de marketing em uma só agência.
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