SAIBA COMO APARECER NO GOOGLE NOTÍCIAS E AUMENTAR SEU TRÁFEGO.

ACM Digital 06:14 0 comentários


SAIBA COMO APARECER NO GOOGLE NOTÍCIAS E AUMENTAR SEU TRÁFEGO.


Quando utilizamos o buscador do Google para pesquisar sobre um determinado assunto, é quase certo que algumas notícias serão vinculadas aos resultados. Isso nada mais é que o Google Notícias (ou Google News) entrando em ação!
Com o objetivo de proporcionar experiências ainda mais ricas aos seus usuários e oferecer conteúdo cada vez mais relevante, o Google adicionou ao seu site o recurso que exibe novidades correspondentes às palavras-chave utilizadas na pesquisa. O sistema varre a internet e rapidamente recolhe atualizações de mais de 1500 fontes de notícias, oferecendo as mais importantes para o usuário.
O que você enxerga nisso tudo?  Apenas um recurso vantajoso para a imprensa?

Pois saiba que o Google Notícias pode ser muito favorável para o seu site em termos de SEO, presença online e geração de tráfego qualificado.


O QUE É O GOOGLE NOTÍCIAS?


Como explicamos brevemente no início do texto, o Google Notícias facilita a vida de quem navega pela web em busca de informações, sejam acontecimentos em um município, política, economia. Ou seja: sobre qualquer assunto.
Antigamente, o usuário precisava buscar vários portais de notícias e começar a atualizar página por página ao longo do dia para ficar por dentro das novidades. O Google Notícias liberta o usuário dessa ‘burocracia’ ao exibir resultados de diversos sites sobre o mesmo tema. É muito mais rápido e confortável para o leitor.
De certa forma, é como usufruir  do que antigamente só o dono de uma banca poderia fazer: ler a todos os jornais e revistas.

COMO FUNCIONA ESSA FERRAMENTA?


Não é novidade para ninguém que o Google possui inúmeras parcerias com os mais diversos sites. Um bom exemplo disso é o serviço de publicidade online, que exibe anúncios de links patrocinados aos usuários em várias páginas de sites parceiros — empresas, blogs, jornais etc.

O mesmo acontece com os portais de notícias. Enquanto o Google aprimora a experiência do usuário e se consolida cada vez mais como a principal ferramenta de buscas do planeta, os sites de cunho jornalístico tiram proveito do tráfego potencializado pelo buscador.
Para transformar essa parceria em realidade, o Google criou um novo robô cuja função é específica: fazer a varredura pelos sites de notícias e manter as manchetes engatilhadas para serem exibidas quando o usuário demandar.
Além disso, o usuário tem a opção de configurar a página para exibir somente as notícias que lhe interessam e até mesmo criar alertas de e-mail sobre um determinado assunto ou assinar feeds RSS.

POR QUE UTILIZÁ-LO PARA AUMENTAR SEU TRÁFEGO?


A principio  pode parecer estranho como um recurso destinado a conteúdos jornalísticos pode favorecer o seu site/blog destinado ao marketing digital. Mas, apesar de não ser uma ferramenta publicitária, o Google News oferece a possibilidade de gerar mais visitas para o seu site e, de quebra, subir no ranking do Google.

Um dos fatores que o Google leva em consideração na questão do SEO se chama “long clicks”.
Long clicks são situações das quais o usuário, ao navegar pela página de resultados do Google clica no link do seu site e, depois, não retorna para a página do Google.
Nesses casos, um ótimo meio de garantir  long  clicks para o seu site é publicando notícias atualizadas e/ou  publicações relacionadas aos acontecimentos, contendo uma análise feita por especialista. Quer um exemplo? Imagine que o seu site se antecipou aos demais e publicou uma notícia quente! Como você saiu na frente, outros sites vão linkar  seu conteúdo e automaticamente.
Além disso, não podemos ignorar o fato de que o posicionamento das notícias dentro das pesquisas do Google colabora muito para a geração de tráfego, pois costumam ficar em evidência logo no topo da página — sem que se confundam com os anúncios pagos.
Gostou da ideia? Está com vontade de saber por onde começar? Confira, então, um breve passo a passo e dicas para incluir o seu website no Google Notícias!

COMO FAZER PARTE DO GOOGLE NOTÍCIAS?


Antes de tudo vale relembrar o que dissemos anteriormente: o Google Notícias não é destinado à publicidade, mas sim ao jornalismo. Portanto, para ter acesso aos seus recursos, o procedimento é muito diferente dos outros serviços do Google. É preciso passar por uma aprovação.
Como ocorre essa aprovação? Primeiramente, Google faz um levantamento básico de requisitos que um site deve atender, como:
·         crie URLs fixas e exclusivas para cada notícia;
·         cada URL deve conter três dígitos numéricos;
·         o site deve ser otimizado e incluir um sitemap de notícias;
·         as notícias devem conter alguns dados, como: data e hora da publicação e também da edição, se for o caso;
·         é preciso que as notícias sejam cadastradas em uma categoria listada pelo Google.
A otimização do site deve ser feita com base nas diretrizes do Google, porém, caso você utilize WordPress, existem vários plugins que podem ser instalados para deixar o site pronto para o Google News.
No sitemap de notícias, só deverão entrar postagens dos últimos dois dias. Para criar o sitemap, é necessário disponibilizar um arquivo de extensão .xml para que o Google tome ciência dos seus diretórios, facilitando assim a indexação por parte do robô.

O próprio Google fornece um guia.

Feito isso, cadastre o sitemap no Google Webmaster Tools para validar a sua nova seção de notícias. Somente essa validação permitirá que o Google considere as suas publicações para inseri-las no Google Notícias.
Para finalizar, você precisará cadastrar o site no Google Notícias e preencher um formulário. O período para que o Google avalie a sua solicitação pode levar de dias a semanas. Como ninguém gosta de perder tempo com reprovações, é altamente recomendado seguir as diretrizes gerais e técnicas do Google Notícias.


COMO APROVEITAR OS BENEFÍCIOS?


Agora que o seu site já se encontra otimizado, pronto para ter as suas manchetes relacionadas ao Google Notícias, chegou a hora de saber algumas das melhores práticas para aumentar seu tráfego. Para isso, nós sugerimos:
1.    Esteja atento a tudo que acontece: mantenha-se sempre atualizado sobre as novidades em seu segmento, dando preferência aos assuntos instigantes com potencial para gerar repercussão ou simplesmente ser útil aos seus leitores — que sempre reconhecem o autor que publica bons artigos com frequência;
2.    Reforce a autoridade do site: sempre que possível conte com um especialista para participar da matéria. Por exemplo, os sites de maior reconhecimento sobre SEO costumam convidar funcionários do próprio Google para participar;
3.    Crie títulos que estimulem o leitor: os títulos sempre chamam a atenção, portanto, otimize os títulos com foco na atração de visitantes;
4.    Seja um caçador de notícias: dedique uma parte do seu tempo vasculhando sites de repercussão mundial, revistas, blogs de especialistas renomados, podcasts, entre outros meios de manter-se inteirado para criar conteúdos relevantes.
O que achou da ideia de entrar para o Google Notícias? Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário e participe do nosso blog!

Fale com a ACM Marketing Digital sobre os objetivos do seu negócio e alavanque sua empresa com o marketing digital!

Acesse nosso site para saber mais - http://acmdigital.com.br/





Central de Atendimento - (11) 2228.2871
WhatsApp - (11) 96366.3267



Acm Marketing Digital

Desenvolvedor

Somos Profissionais da Internet Temos Condições de Ajudar o seu negócio a conquistar mais clientes.

0 comentários :

Postar um comentário