MARKETING DIGITAL E OFFLINE: ENTENDA AS DIFERENÇAS.

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MARKETING DIGITAL E OFFLINE: ENTENDA AS DIFERENÇAS.

Antigamente, quando alguém pensava em traçar estratégias de marketing para sua empresa, as alternativas eram, obviamente, buscar revistas, jornais, rádio, panfletagem, carros de som, dentre outras coisas que estivessem ao seu alcance. A era da tecnologia ainda não havia se tornado uma das melhores opções de marketing.
Contudo, hoje a situação é diferente. A tecnologia já é uma realidade nesse campo de atuação, e há uma dupla opção para quem precisa fazer uma divulgação em massa dos seus negócios: marketing digital e offline.
Você já ouviu esses termos antes? Sabe qual deles é o mais indicado às suas necessidades? Então, que tal vir conosco e descobrir a resposta para essas e outras perguntas? Continue lendo e confira tudo sobre marketing digital e offline!
O QUE É O MARKETING DIGITAL?

Também conhecido como marketing online, o marketing digital é um conjunto de abordagens ao cliente orquestradas pela equipe de marketing de uma empresa. Basicamente, sua base de atuação são as alternativas digitais, como a internet e a telefonia celular, por exemplo.

Portanto, se trata de uma das maiores revoluções da história, porque traz a empresa para mais perto do cliente, fazendo com que se desenvolva mais profundidade no processo de relacionamento.

O QUE É O MARKETING OFFLINE?


Já o marketing offline, por sua vez, é o conjunto de estratégias praticado durante anos pelo mercado tradicional, sem considerar os aspectos tecnológicos de abordagem ao cliente. Aliás, algumas dessas estratégias já foram citadas no início deste artigo: uso de revistas, jornais, material impresso, etc..
A definição “marketing offline” surgiu como uma maneira de estabelecer uma diferenciação diante do termo “marketing online” que, como dissemos, é um outro nome com o qual designamos o marketing digital.



QUAL A DIFERENÇA ENTRE MARKETING DIGITAL E OFFLINE?

A principal diferença entre marketing digital e o offline está no fato de que o marketing digital descobriu as mídias digitais e passou a utilizá-las como forma de aperfeiçoar as práticas de marketing no mercado.
Isso não significa, contudo, que o marketing digital surgiu para sepultar o offline. Na verdade, serviu para aperfeiçoá-lo, isto é, para torná-lo mais prático e eficiente. E isso pode ser visto nas diferentes práticas de cada um.

Enquanto o marketing offline se concentrava em ações pontuais, unindo ferramentas tradicionais para promoção e propagação de produtos e serviços, o marketing digital busca os mesmos resultados utilizando os diversos recursos tecnológicos disponíveis hoje.
Assim, o primeiro é fruto de uma metodologia tradicional de mercado, enquanto o segundo faz parte de uma evolução do mercado, tornando-se, portanto, uma prática inovadora.
QUAL É A MELHOR OPÇÃO PARA O MERCADO ATUAL?

Aqui, vale ressaltar que o nosso intuito não é rebaixar o marketing offline ou desprezar suas práticas. Ele se constituía de ações eficientes que, de fato, apresentavam resultados, e durante muito tempo foi responsável pelo sucesso de muitas empresas que conseguiam trazer os clientes para mais perto de si.
Por outro lado, é impossível não pontuar que ele também impunha esforços supranaturais e, em muitos casos, a mobilização de um grande número de pessoas para pôr suas estratégias em prática — o que, naturalmente, demandava muito tempo e um aumento dos custos de trabalho.
Ainda que não o tenha tornado completamente desnecessário, isso o tornou inviável para muitas empresas. Afinal, a tendência do mercado é, e sempre foi, o lucro, o que se obtém por meio de práticas mais eficientes e menos dispendiosas.
Esse foi o caso, por exemplo, da empresa do Arivaldo Trindade, 51, que trabalha há 20 anos no segmento de cama, mesa e banho. A princípio, suas ações de marketing eram totalmente voltadas para a panfletagem, mídia de rádio e TV, e utilização de carros de som, o que lhe rendia bons lucros em seu mercado local.
Quando começou a investir em marketing digital, entretanto, suas vendas aumentaram em 40%, e pessoas de outros locais passaram a compor sua clientela. E isso foi possível com o investimento em um site profissional e em e-mail marketing — em conjunto com as estratégias offline, que ele não abandonou.
Casos como esse servem muito bem de exemplo para a importância do marketing online atualmente. Ontem, o marketing offline era a melhor alternativa; hoje, com a evolução do mercado, esse posto foi assumido pelo marketing digital. Por isso, vale a pena entender como aumentar a presença online da sua marca!


COMO FUNCIONA O PROCESSO DE EVOLUÇÃO ENTRE MARKETING DIGITAL E OFFLINE?

Não é difícil compreender esse processo, porque ele se deu de maneira natural. Afinal, por que dispor de uma equipe inteira para fazer panfletagem numa avenida para dez mil pessoas se o panfleto digital, com as mesmas informações, pode ser enviado por um único funcionário para as mesmas dez mil pessoas com o e-mail marketing?
E por que montar uma estrutura de guerra para fazer visitas aos clientes e lhes dar suporte se isso pode ser feito por meio das redes sociais, ou de um call center treinado especificamente para essa finalidade?
Vejamos o exemplo das empresas de telefonia: a princípio, suas ações eram totalmente voltadas para o marketing offline. Mas, quando as pessoas passaram a ter mais acesso à internet, pouco a pouco essas empresas foram se adequando ao marketing digital.
Hoje, elas já investem mais da metade da verba destinada ao marketing nas iniciativas digitais. E esse foi um movimento natural, já que o que elas buscavam era a praticidade das ações e um alcance maior de pessoas — o que o marketing digital lhes proporcionou em larga escala.
COMO ESTABELECER PRÁTICAS DE MARKETING DIGITAL QUE REALMENTE SURTAM EFEITO?

O processo de adesão ao marketing digital é mais simples do que você possa imaginar. Basta ter disciplina e fazer as coisas certas. Lembre-se: as estratégias são tudo! Mas, caso queira, vale a pena se aprofundar um pouco mais no assunto e conhecer algumas excelentes técnicas para desenvolver o marketing digital.

Um conselho que te damos é que você busque uma empresa especializada nesse seguimento para te ajudar no processo de implantação e gerenciamento desse novo negócio. Trata-se de um passo essencial para quem deseja obter os melhores resultados com o marketing digital!

Assim, você contará com profissionais totalmente preparados para esse tipo de assessoria, e com a garantia de uma equipe que trabalhará diuturnamente pelo seu negócio. Com esse auxílio de uma agência de marketing, o resultado positivo é garantido!
Mas, atenção: não confie a gerência da sua publicidade a uma agência de marketing tradicional. Isso representará um problema enorme para a sua empresa, que poderá ficará fora dos padrões de mercado. Portanto, contrate uma agência de marketing digital.
MOTION GRAPHICS: A NOVA TENDÊNCIA DO MARKETING DIGITAL

O motion graphics é, hoje, uma das melhores estratégias para o marketing digital. Grosso modo, se trata da técnica de usar a movimentação temporizada de imagens para elaborar companhas e atrair mais atenção.
Normalmente, ele é utilizado no marketing digital em sua versão de vídeo digital, que consiste na criação de vídeo clips, vídeo arte etc. 

Fale com a ACM Marketing Digital sobre os objetivos do seu negócio e alavanque sua empresa com o marketing digital!

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