AS INDÚSTRIAS DEVEM INVESTIR EM ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL?

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AS INDÚSTRIAS DEVEM INVESTIR EM ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL?




O mercado vem se transformando a cada dia. Com a ajuda da internet, a distância entre a indústria e o cliente final foi reduzida drasticamente. Com isso, surgiram grandes oportunidades para que os empreendedores possam explorar esse mercado e buscar melhores resultados.
Porém, para alcançar os objetivos é preciso muito trabalho e dedicação, analisando as estratégias de marketing digital para indústrias.


A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL PARA INDÚSTRIAS
Se olharmos em um passado não tão distante veremos que as indústrias tinham como principais clientes os revendedores e distribuidores. O foco era a produção: produzir em grande escala, com qualidade e custos baixos.
Os fabricantes não tinham contato com o cliente final. Sua estrutura era completamente voltada para a produção.
Os distribuidores possuíam vários canais de vendas, fazendo contato direto com os clientes. Eles deveriam possuir uma estrutura física e profissionais treinados para atender o público.
Nesse modelo de negócio, o lucro é dividido entre a indústria e os distribuidores, tendo ainda os custos relacionados ao transporte, armazenamento, impostos, entre outros.
Então, começaram a surgir as soluções do e-commerce. Com um site, as empresas ganharam a opção de oferecer suas produções diretamente para os clientes finais, sem a necessidade de um intermediário ou da estrutura de uma loja física.
A margem de lucro era maior e a indústria poderia oferecer experiências de compra mais agradáveis aos clientes, já que os distribuidores não tinham tanto conhecimento sobre os produtos oferecidos, uma vez que trabalhavam com um extenso leque de opções, de vários fabricantes.
Mas se os produtores queriam trabalhar diretamente com os consumidores, eles precisaram investir em capacitação, aprendendo sobre as principais estratégias de marketing digital para indústrias e aplicando em seus negócios.
No próximo tópico vamos mostrar quais são essas técnicas e o que elas podem fazer pelo seu empreendimento.
AS MELHORES ESTRATÉGIAS ONLINE

1.   INVISTA EM UM BOM SITE

O site da empresa funciona como a loja física. Deve ser um ambiente agradável e convidativo, onde o visitante encontre com facilidade tudo aquilo que procura.

As informações devem estar acessíveis. Qualquer usuário, independentemente do seu nível de conhecimento sobre e-commerces, deve conseguir realizar uma compra ou acessar informações.
Além disso, com a crescente utilização dos dispositivos móveis para acessar a internet, é fundamental investir em um site responsivo, ou seja, um ambiente que se adapte à tela do seu dispositivo, sem perder a qualidade e facilidade de leitura.
Lembre-se de criar mecanismos para garantir a segurança dos dados informados pelos clientes. Se esse ponto não for levado em conta, pode ser um limitador de vendas.

2. ESTEJA PRESENTE NAS REDES SOCIAIS

As redes sociais são ótimas ferramentas do marketing digital para indústrias. Elas permitem a aproximação com o cliente final, avaliando suas necessidades, características e expectativas.

Cada rede tem suas peculiaridades, então é preciso entendê-las. Analise o seu público-alvo e descubra qual ou quais redes são mais utilizadas.
Estando presente nas plataformas, com um perfil ou página cadastrado, interaja com o público, respondendo aos questionamentos, apresentando as novidades da marca e avaliando as respostas dos seus clientes.
3. TENHA VÁRIOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Toda empresa precisa criar canais de comunicação para que o público entre em contato, se necessário, de maneira rápida e prática. Aquelas ligações telefônicas, em que se perdiam horas e horas aguardando um responsável para solucionar um simples problema, não devem existir mais.
O site deve mostrar opções de contato, como um e-mail, telefone, chat online, redes sociais ou, até mesmo, aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.
4. CRIE CONTEÚDO

Uma das estratégias mais extraordinárias do marketing digital para indústrias é a criação e divulgação de conteúdo. O marketing de conteúdo é um acompanhamento da transformação do mercado.
Um consumidor busca informações para embasar sua decisão de compra. Ele começa como um desconhecido, até mesmo sem saber que tem um problema. Então, com os conteúdos divulgados pela marca, ele descobre um problema e começa a buscar dados para a solução.
Depois de algumas análises, o lead avalia diferentes ofertas para escolher a melhor opção. Essa é a jornada de compra.
Toda essa jornada deve ser nutrida com conteúdo, pensando nas necessidades em cada estágio. A nutrição dos leads passa autoridade à marca, mostrando ao mercado que ela tem todo o conhecimento necessário para solucionar os problemas e oferecer boas experiências.


5. UTILIZE O E-MAIL MARKETING

O e-mail marketing é uma das técnicas mais antigas do marketing digital. Porém, ela ainda é uma das mais eficazes.
Manter uma boa lista de contatos pode gerar ótimos resultados. Para isso, é indicado segmentar sua lista, de acordo com o conhecimento e estágio na jornada de compra.
Com uma boa segmentação é possível enviar o conteúdo adequado para o público certo, no momento correto.
Crie um incentivo ao público para fornecer os dados de acesso. O cadastro em uma newsletter, por exemplo, para envio de conteúdos exclusivos, é uma boa opção.
6. ANALISE SEUS DADOS

Qualquer que seja a estratégia adotada, é imprescindível acompanhar seu desempenho. Essa análise de dados permite que você identifique as melhores práticas e como cada recurso empregado está impactando nos objetivos traçados.

Se a análise não for feita, você pode estar investindo tempo e dinheiro em algo desnecessário, sem resultado, deixando grandes oportunidades de lado.
O MARKETING DIGITAL E O SUCESSO DO SEU NEGÓCIO
Como vimos em nosso artigo, o marketing digital para indústrias deve ser muito explorado. As estratégias permitem aumentar o conhecimento da marca, buscando crescimento das vendas e uma posição de destaque no mercado.
Para ter sucesso, invista em um bom site responsivo, esteja presente nas redes sociais, crie vários canais de comunicação com o público, crie conteúdos relevantes, utilize o e-mail marketing, use o poder das redes sociais e sempre analise seus dados.
Fale com a ACM Marketing Digital sobre os objetivos do seu negócio e alavanque sua empresa com o marketing digital!

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