AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL A SEGUIR EM 2018.

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As PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL A SEGUIR EM 2018.
O ano de 2017 está chegando ao fim e já é necessário começar o planejamento das estratégias de 2018, garantindo os bons resultados e não abrindo espaço para a concorrência. Para isso, é preciso conhecer as principais tendências de marketing digital e saber como elas podem ser aplicadas no seu negócio.
Então, neste post mostraremos as ações que estarão em alta no próximo ano para que você não perca nenhuma oportunidade. Confira!
UTILIZAR O BIG DATA
Informação é poder e nos negócios, ela pode se tornar o grande diferencial entre um empreendimento de sucesso e outro que não atingiu os objetivos.
O big data é o conjunto da captação, segmentação, análise e tomadas de decisão com base em dados.
Com o frequente uso da internet para as mais variadas atividades, deixamos rastros digitais que permitem visualizar nossos gostos, necessidades, objetivos e padrões no comportamento. Essas informações podem ser lapidadas e transformadas em verdadeiros tesouros pelas empresas.
Então, se você quer que o seu negócio cresça no próximo ano, não deixe de colocar a utilização do big data na sua programação!
CRIAR AMBIENTES PARA MOBILE
Como você passaria um dia inteiro sem o seu celular? Usamos nossos aparelhos móveis para diversas finalidades. Trocamos mensagens, navegamos na internet, usamos as redes sociais, fazemos compras, usamos aplicativos variados e muito mais.
Por isso, as empresas estão cada vez mais preocupadas em criar seus ambientes online otimizados para o mobile, ou seja, ambientes responsivos!
Um site responsivo permite que você o acesse por qualquer aparelho, independentemente do tamanho da tela, sem perder a qualidade de leitura e usabilidade.
Essa é uma das principais tendências de marketing digital a seguir em 2018 e você não pode ignorar isso!
USAR STREAMING AO VIVO
Se você utiliza o Facebook, a maior rede social do mundo, já deve ter notado que a quantidade de empresas que estão investindo na transmissão de vídeos ao vivo está crescendo muito, e isso não é por acaso.
Os vídeos são capazes de atrair a atenção das pessoas e gerar engajamento, fazendo com que o público interaja com o material e o enriqueça.
Então, se esse vídeo é ao vivo, mais pessoas se interessam e entram na discussão. A participação do público cresce e uma simples ação nas redes sociais pode converter muitos potenciais clientes em fãs da marca.
Então, se você ainda não está familiarizado com os termos “stories”, “webinar” e “streaming”, é a hora de conhecer e começar a aplicar para gerar uma humanização da sua marca.
EXPLORAR A REALIDADE VIRTUAL
A realidade virtual é uma vertente que vem ganhando forma há algum tempo, mas só agora é que ela parece estar pronta para ser utilizada pelo público.
Se você acha que isso ainda está muito distante para o seu negócio, é hora de repensar.
A tecnologia evoluiu ao ponto de permitir que um usuário da internet consiga fazer um tour virtual bem realístico dentro de um estabelecimento. Dessa forma, ele poderá visitar as diferentes opções e escolher o que mais lhe satisfez.
Esse recurso pode ser muito interessante para as empresas. Uma loja virtual pode usar a tecnologia para criar peças que chamem a atenção de seu público, atraindo mais pessoas ao site.
Por sua vez, as lojas físicas podem usar os recursos para criar uma experiência incrível e fazer com que seus clientes entrem em um mundo de surpresas.
DISPONIBILIZAR O ATENDIMENTO COM CHATBOTS
Você já ouviu falar em chatbots? Esse termo estará em evidência no próximo ano, como uma das principais tendências de marketing digital.
É preciso entender que a forma de atendimento ao público mudou muito. As pessoas estão com suas agendas cada vez mais apertadas e não aceitam passar horas ao telefone esperando que seus problemas sejam resolvidos.
Agora, o atendimento deve ser no momento que o cliente deseja, no canal de comunicação que for mais confortável para ele. É aí que entra o atendimento automatizado dos chabots, que são processos — como por exemplo a venda de produtos ou a consulta a prazos de entregas — estruturados em forma de diálogos e cadastrados em uma ferramenta que utiliza a inteligência artificial para responder às solicitações dos clientes no chat de forma automática, sem a intervenção humana.
Com um único clique um potencial consumidor consegue interagir com as informações estruturadas na ferramenta e sanar suas dúvidas como se estivesse conversando com um representante da marca. Bem mais prático e rápido do que aqueles telefonemas que nunca acabavam, não é mesmo?
DIVULGAR VÍDEOS
No terceiro tópico deste artigo nós falamos sobre o streaming ao vivo. Porém, se você ainda não tem confiança de fazer uma interação em tempo real com seu público, não se preocupe. Um vídeo gravado já é ótimo!
Em 2018, invista nas filmagens e crie conteúdos interativos. Lembre-se que as produções devem manter uma boa qualidade, então considere adquirir ou alugar bons equipamentos. Os resultados serão compensadores!
ATUAR COM OS INFLUENCIADORES DIGITAIS
Os influenciadores digitais já são altamente buscados pelas empresas e isso promete aumentar muito no próximo ano, tornando-se uma das principais tendências de marketing digital.
Essas pessoas são reconhecidas por um grande público e conseguem direcionar discussões e ações com grande eficiência.
Para se ter uma ideia, um dos principais influenciadores digitais no Brasil é o Whindersson Nunes. Ele possui em seu canal no YouTube mais de 24 milhões de inscritos!
O Whindersson é um exemplo de um macro-influenciador, aquele que possui um enorme público. Porém, você também pode contar com os micro-influenciadores, que têm uma audiência menor, mas que conseguem um engajamento maior pela proximidade e por ser um nicho específico.
Fato é que os influenciadores são grandes potenciais para os negócios e devem ser considerados no seu planejamento de marketing.
BUSCAR DADOS PELO GOOGLE ANALYTICS
Por fim, não podemos nos esquecer do Google Analytics. Essa ferramenta será essencial para manter o seu negócio no caminho do sucesso, auxiliando sua equipe a concentrar os esforços nas melhores ações e otimizar seus recursos.
O Google Analytics possui diversos dados importantes sobre o seu empreendimento e você deve utilizá-los para embasar suas decisões, aumentando a eficiência do plano estratégico.
Então, como vimos no nosso artigo, é preciso se movimentar e já planejar as ações para o ano de 2018. Fique de olho nas tendências de marketing digital e veja o que pode ser usado na sua empresa.
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