Estratégia de inbound marketing : Saiba como fazer seus clientes irem até você.

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ESTRATÉGIA DE INBOUND MARKETING: Saiba COMO FAZER SEUS CLIENTES IREM ATÉ VOCE.

Diferentemente do que acontecia há alguns anos, hoje os consumidores podem escolher o conteúdo que desejam ter acesso. Entre as diversas opções de informações disponíveis na internet, as pessoas decidem o que e quando consumir, deixando a era do marketing de interrupção com os dias contados.

Se as pessoas têm o poder de deletar a publicidade para se conectar com o que de fato interessa, as marcas precisam mudar a sua maneira de se comunicar. É aí que entra a importância de investir em uma nova metodologia para conquistar e reter clientes: a estratégia de Inbound Marketing.

Ainda não está por dentro desse conceito? Preparamos um guia completo para mostrar a você como fazer seus clientes irem até a sua empresa.

O QUE É INBOUND MARKETING?


Esse novo modelo de marketing é baseado em um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair o interesse dos consumidores. Dessa forma, as pessoas é que procuram a empresa, e não o contrário. Ao lidar com consumidores predispostos a conhecer uma empresa, aumenta-se a chance de concretizar uma venda.

A maior diferença entre o Inbound e o Outbound Marketing é que o primeiro propõe o marketing de atração. Assim, são realizadas estratégias para atrair os potenciais clientes e criar um relacionamento para depois vender.

No Inbound, a abordagem comercial jamais é realizada como o primeiro passo. Por meio da produção de conteúdo, o foco é educar os consumidores até que eles estejam preparados para se tornarem clientes fiéis.

Entre as principais vantagens do Inbound Marketing, podemos destacar:

Aumento da visibilidade do negócio


O marketing de conteúdo é um aliado fundamental para o Inbound Marketing acontecer. Por meio da criação de conteúdo relevante, o seu negócio passa a ser amplamente conhecido no ambiente digital.

Isso significa que os potenciais clientes vão enxergar a empresa como uma referência, uma fonte confiável de informações no segmento de atuação. Consequentemente, uma marca que cria uma reputação positiva com o seu público aumenta as suas possibilidades de gerar negócios.

Redução do CAC (custo de aquisição de clientes)


É fato que toda empresa busca aumentar a sua lucratividade e diminuir ao máximo os seus gastos desnecessários. Com a aplicação do Inbound, é possível reduzir drasticamente o custo para captar novos clientes.

Como os consumidores são devidamente educados por meio de conteúdo informativo e relevante, quando os vendedores entram em contato as pessoas já estão mais propensas ao consumo. Consequentemente, é necessário empregar menos tempo para fechar a venda do que em uma abordagem convencional: uma equipe enxuta pode ser suficiente para gerar resultados mais expressivos e isso reduz bastante os custos.

Alcance do alvo certo com a estratégia de Inbound Marketing


Outro benefício que o Inbound oferece é a oportunidade de atrair para o seu negócio quem de fato tem potencial e interesse para consumir seus produtos e serviços. O próprio conteúdo já é um indicador importante de quem será atraído pela sua empresa.

Além disso, a tecnologia utilizada nesse marketing de atração permite entregar o conteúdo no momento perfeito. Sendo assim, o consumidor pode ser impactado por um artigo sobre a sua empresa no momento em que ele busca por uma solução que o seu produto oferece.

ETAPAS DO INBOUND MARKETING


Toda estratégia bem-sucedida de Inbound Marketing deve considerar as seguintes fases: atração, conversão, relacionamento, venda e encantamento. A seguir, vamos detalhar todas e explicar quais são as melhores práticas em cada etapa.

Atração


Sabemos que apenas ter um site não é o suficiente para gerar negócios. É preciso criar uma audiência e é isso que a fase de atração propõe. O objetivo desta etapa é atrair pessoas que têm interesse em um determinado assunto para futuramente convertê-las em leads.

Neste primeiro passo o objetivo é aumentar o volume de visitantes qualificados do site. A estratégia mais recomendada para alcançar este resultado é ter um blog com a publicação regular de conteúdo.

No entanto, é importante se basear no perfil da persona antes de produzir um texto. Afinal de contas, é de suma importância que o seu público enxergue o conteúdo como relevante. Caso contrário, ele não vai se engajar com o seu texto e muito menos com o seu blog.

Outra estratégia fundamental é investir nas táticas de SEO para que o Google encontre a sua página. As pessoas que estão em busca de assuntos relacionados ao seu conteúdo precisam localizar o seu artigo. Por esse motivo, as técnicas de otimização são muito importantes para aumentar o tráfego.

As redes sociais também são excelentes canais de atração dos potenciais clientes para o seu blog. Compartilhe os textos publicados para incentivar cada vez mais visitas.

Apesar de muito eficientes, boa parte dessas ações geram resultados maiores em longo prazo. Por isso, o recomendado é sempre investir também em anúncios como forma de potencializar as suas estratégias. Seja no Google AdWords ou no Facebook Ads, existem várias opções para maximizar o seu ROI.

Conversão


De nada adianta ter um alto volume de acessos se a empresa nem imagina quem está por trás desses dados. Por isso, a geração de leads é muito importante, pois ela identifica quem são esses usuários.

Além disso, só é possível construir uma verdadeira estratégia de Inbound ao identificar o potencial cliente para conduzi-lo até o processo de compra. Desse modo, as ações mais indicadas são a criação de um material rico e de uma landing page, que é uma página de captura.

Ao criar um e-book com dicas valiosas do seu mercado, a empresa pode oferecer esse material apenas para as pessoas que disponibilizarem nome e e-mail em um formulário.

Outro elemento importante é o famoso CTA (Call to Action). Ou seja, é interessante criar chamadas para ação em todo o site para incentivar os visitantes anônimos a se transformarem em leads.

Relacionamento

É fato que boa parte das pessoas que estão na sua base de leads ainda não está preparada para comprar seu produto. Sendo assim, deve acontecer a nutrição dos leads por meio de conteúdos qualificados.

A melhor maneira de fazer isso é investir no envio de e-mail marketing estratégico. O e-mail ainda é um canal muito poderoso para alcançar o público, desde que seja utilizado de maneira correta.

É possível impactar todos os potenciais clientes de forma relevante e, sobretudo, de acordo com a fase da jornada de compra em que eles se encontram. Dessa maneira, é essencial segmentar (cargos de atuação, pessoas que já realizaram interação com algum conteúdo etc.) os seus contatos para enviar a mensagem certa, no momento oportuno.


Para nutrir os leads por meio do e-mail marketing de forma eficiente é recomendado contratar uma ferramenta de automação de marketing. Essa tecnologia permite trabalhar a gestão desses leads de maneira inteligente, proporcionando mais produtividade à equipe.

Vendas


Todo o trabalho de educação dos leads é necessário para gerar oportunidades de negócio mais qualificadas. Quanto mais complexo o produto ou serviço oferecido, mais consultivo tem que ser o processo de vendas.

A prática do Inbound Sales tem sido muito utilizada nas empresas que desejam economizar no processo de aquisição de clientes. Por meio deste método, a equipe de vendas trabalha dentro da empresa com o apoio total da tecnologia.

O resultado são custos de deslocamento eliminados, maior controle sobre a atuação da equipe e otimização do processo de vendas.

Encantamento


Sabemos que ainda é muito mais caro atrair do que reter clientes — por essa razão, investir em um pós-venda eficiente ainda é o melhor caminho. Lembre-se que a venda não termina com a compra, apenas começa.

Sem falar que um cliente encantado pode se tornar um defensor da sua marca e, com isso, indicar a empresa para a sua rede de contatos. Consequentemente, o seu negócio não só fideliza como conquista clientes qualificado.

Investir em um sistema capaz de organizar todas as informações dos clientes é indispensável. Um bom CRM pode ser integrado à ferramenta de automação de marketing e oferecer mais agilidade nesse processo.

Ao identificar facilmente o histórico de compra dos clientes, fica mais fácil interagir com eles. Seja para oferecer maiores informações sobre como extrair mais funcionalidades de um serviço ou para promover produtos complementares.

A ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo para atrair novos clientes.

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