O que é Transformação Digital.

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O que é Transformação Digital.

A transformação digital é um assunto cada vez mais recorrente, mas ainda é um termo que causa certa confusão. Neste post, vamos abordar o assunto dando exemplos práticos dessa mudança e explicando porque a sua empresa não pode ignorá-la para continuar no mercado.

Quando o sinal da internet cai, parece que nada mais resta a fazer do que esperar ele voltar para poder continuar suas tarefas, não é? Isso é um exemplo que mostra que o seu dia a dia está totalmente dependente do mundo online. E para os consumidores da sua empresa não é diferente.

Serviços de banco, comércio, saúde, lazer e educação já perceberam que os clientes estão sempre conectados e a única maneira de chegar até eles é agindo nesse meio. Conhecê-los, priorizá-los e atendê-los de maneira personalizada e imediata é essencial para sobreviver e se destacar em meio aos concorrentes. Para isso, você não pode deixar a transformação digital da sua empresa de lado.


O que é transformação digital?


Para esclarecer de vez esse conceito, vamos primeiro falar o que a transformação digital não é. Ela não é uma inovação em uma ou duas áreas da empresa. Também não é apenas começar a usar ferramentas digitais, é programar machine learning ou automatizar processos.


A transformação digital é muito mais. Ela só ocorre quando há uma alteração significativa no papel da tecnologia na organização. Todas as áreas, processos e estratégias da empresa são influenciados. A maneira que se oferece valor aos clientes também muda.
Dessa forma, quando há uma transformação digital de fato, o modelo de negócio é reformulado, e a companhia passa a se posicionar como um empreendimento digital. 

Quem deve participar

É evidente que esse tipo de mudança exige uma ampla visão de negócios. Os gestores devem liderar suas equipes, mas sempre alinhados com executivos que tenham influência suficiente para negociar as alterações necessárias e obter o aval do conselho da empresa.

Além disso, é uma mudança também cultural, que faz com que as organizações desafiem continuamente seus processos e decisões. E isso, às vezes, significa inclusive afastar-se de metas já definidas em favor de novas práticas, menos conhecidas.

Por ser tão abrangente, a implementação da transformação digital acaba atingindo a todos. Ela não só influencia todos os colaboradores da organização, mas também afeta a sociedade e suas estruturas econômicas, culturais e até legais.

O que você deve considerar

Todo líder de negócios deve levar em consideração alguns pontos principais ao desenvolver sua própria estratégia de transformação digital. É preciso lembrar que, além de tecnologia, esse tipo de mudança sempre envolverá pessoas, processos e valor. 

Antes de tudo, é necessário criar uma cultura de adaptação nas equipes da sua empresa. Os colaboradores devem entender o que está acontecendo e sentir-se parte dos novos caminhos que serão trilhados pela organização. 

O gestor não pode se esquecer das mudanças que a tecnologia vem trazendo para o cotidiano dos colaboradores e do consumidor. A experiência do cliente, a eficiência operacional e a cultura organizacional devem ser sempre examinadas de perto.

É preciso ter em mente que alguns objetivos e procedimentos básicos de todos os setores da empresa serão alterados e que essa mudança deve acontecer de maneira integrada e coordenada. Colaboração, capital ou gestão insuficiente nesse processo podem pôr tudo a perder. 

Quais são as vantagens

A transformação digital pode requerer um alto investimento para a empresa e sempre vai exigir que decisões de risco fossem tomadas para que se abram as oportunidades. Mas é extremamente necessária.

Os executivos entrevistados estão muito otimistas sobre a forma como seus negócios serão afetados pela digitalização: 46% acreditam que, em menos de cinco anos, o digital terá um impacto em mais da metade de suas vendas. Não dá para ficar de fora.


E os principais benefícios que as empresas adquirem com essa transformação? Além da melhoria da experiência de seus clientes, elas ganham eficiência, passam a ter novas formas de comercializar produtos e prestar serviços, otimizam seus processos e aumentam seu faturamento.

Exemplos

Com a transformação digital, as empresas conseguem alcançar novos mercados e novos tipos de consumidores.
As lojas físicas que migraram para o e-commerce são exemplos de empresas que alteraram sua estratégia de negócio para se adaptar ao mundo digital.


Outro caso são as ferramentas que aumentam a produtividade dos funcionários, como os assistentes virtuais ou chatbots, programas de computador que simulam conversas com pessoas.

Eles trazem um software centrado nas pessoas, auxiliando-as e gerando venda. Tudo isso usando processamento de linguagens e recursos de inteligência artificial.

Podemos citar ainda ferramentas que proporcionam uma espécie de digitalização de processos operacionais, como o Trello e o Slack. Elas facilitam a colaboração entre equipes que não estão próximas, aumentando a eficiência e a agilidade na comunicação e no compartilhamento de arquivos entre os colaboradores.

Além disso, há casos de empresas tradicionais que precisaram se adaptar e se transformar para criar outros modelos de negócio, como a TV Globo. Nos últimos meses, a emissora tem investido muito em seu aplicativo de streaming e disponibilizou todo seu conteúdo na plataforma para não perder a corrida contra a Netflix.

A transformação digital deve estar atrelada a um plano estratégico consistente, em que o digital não é um fim, mas um meio de entregar mais valor ao cliente e trazer mais retorno.

Se sua empresa não tem foco em tecnologia, fica mais difícil determinar o que é preciso fazer para atingir novos objetivos estratégicos. Ao usar uma consultoria ou empresa terceirizada, o foco das equipes não é desviado das atividades principais. No entanto, de qualquer maneira, é preciso que todos os colaboradores sejam envolvidos no processo.

Acompanhe sempre as tendências, pense adiante e nunca deixe de investir em tecnologia. Quando a transformação digital for realizada, de maneira coerente, resultará em um negócio mais alinhado com as demandas dos seus clientes e mais flexível em um futuro cada vez mais imprevisível.

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