Como usar a função Stories das redes sociais para alavancar seu negócio.

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Como usar a função Stories das redes sociais para alavancar seu negócio.

Redes sociais populares como FacebookInstagram e WhatsApp têm adotado o Stories, um recurso que permite ao usuário postar vídeos curtos e fotos de momentos do seu dia de um jeito mais informal. A ferramenta surgiu com o Snapchataplicativo bastante popular, principalmente entre os mais jovens, e acabou indo parar na concorrência também.

Em linhas gerais, a ideia do Stories, que em inglês significa “histórias”, é que você compartilhe um pouco da sua rotina.

Se você empreende, provavelmente já utilizou as redes sociais para divulgar seus produtos ou serviços. E por isso já sabe que quanto mais canais de comunicação existir entre você e seus clientes, melhor.

Muitos empreendedores utilizam exclusivamente o WhatsApp. Por meio dele, é possível enviar fotos e mensagens e divulgar seu trabalho de forma mais direcionada.

Mas apostar em outras redes sociais – ainda mais com novas ferramentas – pode ser uma forma de conquistar mais clientes. O Facebook oferece uma série de recursos para empresas promoverem suas páginas, enquanto o Instagram já conta não apenas com a ferramenta Stories, como também com a possibilidade de você criar um anúncio.

Como funciona a função Stories?

Snapchat funciona assim: usuários trocam mensagens em fotos e vídeos visíveis por, no máximo, 10 segundos. Eles podem selecionar para quais amigos querem enviar a imagem, ou compartilhar com toda a sua rede de seguidores. Após 24 horas, os conteúdos desaparecem do perfil. O aplicativo chama essa função de “Minha História”.

Em 2016, o Instagram passou a utilizar a mesma função, chamando-a de Stories. O aplicativo é bastante usado para divulgar produtos e serviços. Com o Stories, mais marcas estão interessadas em fazer divulgação de seus produtos pela plataforma.

Além do perfil e de anúncios, o Instagram permite que as empresas façam vídeos ao vivo por meio do recurso Stories, algo que o Snapchat não permite, por exemplo.

Recentemente, o WhatsApp também adicionou a função Stories ao aplicativo. Usuários podem postar fotos e vídeos com até 45 segundos, que são visualizados pela sua lista de contatos. Em 24 horas, o conteúdo desaparece, como no Snapchat.

Facebook foi a última rede social a adicionar a ferramenta, que funciona exatamente como o Instagram Stories e o Snapchat. Assim como seus antecessores, é possível adicionar filtros e emojis na hora de editar as imagens e os vídeos, bem como marcar perfis de terceiros, como daquela cliente especial ou mesmo de um fornecedor parceiro, por exemplo.

 

Dicas para a usar o Stories

 

1 – Lançamentos de produtos

A função Stories pode ser utilizada para apresentar novos produtos aos seus clientes. A ferramenta trabalha com fotos e vídeos, então faça boas imagens do que você pretende lançar.Se preferir fazer um vídeo, poderá criar uma sequência de pequenas histórias de pessoas utilizando, consumindo ou apresentando o produto. Mas invista em produções bem feitas para que o tiro não saia pela culatra.

2 – Bastidores

Como os seus produtos são criados? Como é o dia a dia no seu ateliê de costura? Como seus sorvetes artesanais são feitos? Mostrar pequenos detalhes do cotidiano do seu negócio para consumidores poderá sanar a curiosidade e fidelizar novos clientes. Revelar os bastidores aproxima os consumidores e mostra o lado “humano” do negócio. É uma boa forma de gerar empatia.

3 – Faça pequenas promoções

Como as histórias do Stories ficam online por um período limitado de tempo, é possível usá-las para fazer promoções de produtos ou serviços selecionados. Por exemplo, os primeiros 50 usuários que visualizarem o vídeo e entrarem em contato pelo aplicativo que você está usando, Facebook, Instagram ou WhatsApp, ganham cinco sorvetes do novo sabor que você está lançando. Limitar a promoção para “apenas os 50 primeiros” ou “válida por apenas 24 horas” gera uma certa adrenalina no usuário e é divertido.

4 – Saiba quem é seu usuário


Uma das vantagens do Stories no WhatsApp, Facebook, Instagram e Snapchat é visualizar os seguidores que viram cada uma das histórias. Fique de olho nas pessoas que sempre visualizam, entre no perfil delas, interaja e ofereça descontos especiais quando possível. O tratamento mais pessoal poderá te ajudar a fidelizar clientes, o que é muito interessante para o seu negócio.


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