Monitoramento de redes sociais

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Monitoramento de redes sociais

Por que é tão importante?
Com a expansão da presença das redes sociais, fazer parte desse universo é quase um imperativo para as empresas que querem construir relações de sucesso com seus clientes e ampliar o seu público. No entanto, não basta apenas estar presente, é preciso saber como se comunicar nessa plataforma.

O primeiro passo para isso é entender a importância de realizar o monitoramento de redes sociais.

Mapear e interpretar o conteúdo produzido nesse meio pode ser uma oportunidade de conhecer o seu público e descobrir como você se posiciona no mercado, além de apontar os caminhos para uma estratégia de marketing eficiente.

Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios de investir no monitoramento de redes sociais. Confira!

Saiba como você é visto pelos seus clientes

Por meio das métricas usadas para medir as formas de interação e o conteúdo, é possível mapear o que os usuários dizem sobre o seu produto e os seus concorrentes. Dessa forma, você pode entender se a percepção deles corresponde com a imagem que você quer vender — e qual a relação do consumidor com a sua marca.

Aproxime-se do seu público

As redes sociais proporcionaram uma democratização na produção de conteúdo e são canais diretos com o seu público — portanto, representam uma oportunidade de cativar e garantir a sua fidelidade. Por meio delas, os usuários podem expressar sua opinião sobre um produto, fazer críticas e realizar sugestões. É preciso, então, estar preparado para ouvir o que eles têm a dizer e oferecer as respostas que precisam.

Muitas empresas utilizam as redes sociais como importantes canais de atendimento ao consumidor. Segundo uma pesquisa realizada pelo site Scup, 47% dos brasileiros preferem o atendimento exclusivo pelas redes sociais. Por mais que esse suporte demande muito trabalho, o retorno na satisfação pelo auxílio rápido e exclusivo pode garantir a qualidade da imagem da sua marca.

Use o monitoramento de redes sociais para auxiliar suas ações de marketing

Nas redes sociais, as reações do público são imediatas. Essa prontidão na comunicação tem seus pontos negativos, já que demanda igual rapidez e disponibilidade da marca. No entanto, pode ser uma excelente oportunidade para medir a eficácia de suas campanhas em tempo real e fazer os ajustes necessários para atingir os seus objetivos.

Identifique tendências e oportunidades

As redes são um espaço constante de discussão e exposição de ideias. Realizando o monitoramento desse emaranhado de informações, é possível descobrir novas ideias e tendências de mercado, antes de seus concorrentes. Afinal, você vai conhecer as necessidades, sugestões e críticas dos seus clientes, quase em tempo real.

Previna crises que prejudicam a sua imagem

É possível mapear o que os usuários falam sobre você, identificar críticas e resolver problemas antes de existir uma grande exposição, que pode prejudicar sua imagem para outros clientes e atingir patamares inimagináveis.


Saiba o que e como medir

Você já entendeu como o monitoramento de redes sociais pode ser importante para o seu negócio. O próximo passo é descobrir como mensurar essas informações. Existem dezenas de métricas que podem ser utilizadas. Antes de definir seus KPIs, que são os indicadores-chave de performance, ou seja, as métricas que serão usadas, é preciso saber quais objetivos você pretende alcançar com o trabalho de mensuração.

Um dos modelos de métricas mais usado é o Padrão IAB (Interative Advertising Bureau) que as divide em grupos que podem indicar:

  • O conteúdo publicado;
  • Impressões e alcance;
  • Engajamento e conversação;
  • Influências;
  • Opiniões dos usuários;
  • Retorno sobre investimentos de marketing etc.

Para auxiliar no processo de monitoramento, existem dezenas de sites e ferramentas. Descubra qual o melhor recurso para atingir os seus objetivos e faça do monitoramento de redes sociais um forte aliado na obtenção de resultados.

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