Dia das Crianças-Dicas para o Marketing Digital.

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Dia das Crianças-Dicas para o Marketing Digital.

Falta muito pouco para o Dia das Crianças! Caso você tenha uma loja física ou um ecommerce, saiba que ainda é possível criar ações de Marketing Digital que atraiam tanto os pequenos quanto os pais para os seus produtos.

O importante é que você aproveite uma das datas que mais movimentam consumidores no Brasil.

No entanto, em tempos de economia instável, são as empresas que oferecem as melhores opções de produtos e boas condições de compra que sairão na frente. Só é possível fazer isso com ações planejadas, mas nunca é tarde demais para acertar as pontas!

Além disso, como se trata de um público com necessidades tão específicas, é necessário criar estratégias com alguma antecedência para seguir as boas práticas. Lembre-se: não deixe tudo para a última hora.

Neste post, veja como você pode dar um up na sua estratégia de Marketing Digital para o Dia das Crianças para vender mais e oferecer diferenciais aos seus clientes.


Por que é importante se preparar para a data com antecedência


De acordo com dados da Ebit, empresa especializada em ecommerce, o Dia das Crianças está em quarto lugar em termos de faturamento no país, em 2016, o lucro foi de 1,66 bilhão, superando o Dia dos Namorados (1,65 bilhão) e o Dia das Mães (1,62 bilhão). Isso significa que há um potencial enorme para gerar novos negócios nessa data.





Mas, para conseguir aproveitar o Dia das Crianças, você precisa alinhar sua estratégia, contemplando diversas áreas da sua empresa, o que requer planejamento e tempo. Então, como está a sua preparação?

Campanhas de email, anúncios, postagens de divulgação, ambientação da loja, tudo isso exige tempo para ser desenvolvido. Quais dessas ações você já conseguiu colocar em prática? Não precisa ser tudo, mas alguma coisa é legal fazer!

Se você ainda não está com tudo pronto, não se desespere. Ainda dá tempo de correr atrás e potencializar seus lucros com vendas na data, basta saber priorizar!

 

O que você pode fazer para o Dia das Crianças


Prepare sua loja e seu site e suas redes sociais com a temática da data


Para entrar no clima, pense em uma decoração temática bem colorida para sua loja, e a estenda para peças gráficas e banners em seu site e redes sociais.

Por exemplo, coloque banners laterais em sua loja virtual e troque a foto de capa e de perfil nas redes sociais para dar destaque a sua ação de Dia das Crianças.

Aliás, temos um infográfico com todos os tamanhos de imagem para Facebook e Instagram que ajudará você a criar suas peças para as duas redes sociais.


Faça, também, seleções especiais de produto e dê destaque a elas na sua loja física e online para facilitar a escolha dos que ainda estão indecisos.

Planeje a logística de entrega pré-Dia das Crianças


Se você possui um ecommerce, lembre-se da importância de organizar sua distribuição para demandas maiores nos dias que antecedem a data.

Cuidado com atrasos, pois, caso ocorram, podem significar um cliente que não voltará a comprar em sua loja. Deixe claro seus prazos de entrega, se possível oferecendo opções de entrega expressa.

Mesmo que deixe para a última hora, o consumidor não quer correr o risco de não receber a encomenda. A última coisa que mães, pais e avós querem é decepcionar uma criança, deixando-a sem presente.

Ofereça brindes especiais


Você pode aproveitar para vincular sua venda a um brinde interessante para seu público. Mas, para produzi-lo, também precisará de antecedência. Imagine que outras marcas terão a mesma ideia que você e podem deixar para a última hora.

Para conseguir bons fornecedores e valores negociados com antecedência, comece a buscar opções e levantar orçamentos desde já. Que criança não gosta de um brinde?

Lembre-se que adultos também gostam de brindes. Se a sua loja trabalha com várias faixas etárias, que tal oferecer uma lembrança ao cliente que fez à compra para o filho? Ele certamente lembrará-se da sua empresa em outras datas!

Crie atrativos divertidos e recreação


Garanta uma boa experiência oferecendo um momento de alegria e envolvimento para a criança. Também é uma boa oportunidade de aliar sua loja física à sua presença online! Dê uma olhada na ideia a seguir.

Contrate animadores, recreacionistas, contadores de histórias e maquiadores infantis para garantir a diversão. Pipoca ou algodão doce são bons atrativos tanto para as crianças como para os pais.

Divulgue o evento nas suas redes sociais, criando eventos no Facebook e acionando os seus antigos clientes por email ou WhatsApp. O engajamento será físico e virtual!

Pense em campanhas divertidas de Email Marketing


Campanhas de Email Marketing podem trazer excelentes resultados de forma rápida. O Lead impactado pode decidir comprar logo que vê sua oferta.

Referências à infância são ideais para a produção visual das comunicações. Você pode, por exemplo, adotar uma estética mais divertida e “infantil”, gerando engajamento com a data.

É legal, também, que mesmo que sua empresa não venda produtos para crianças, dá para brincar com o dia. Use referências visuais da época de infância da sua persona, por exemplo.

Produza conteúdo para palavras-chave relacionadas a seus produtos


Como o seu público busca pelos produtos que você oferece? Quais são as palavras-chave que as pessoas utilizam para encontrar seus produtos?

Vá além da informação técnica. Fale sobre o uso do produto e diferenciais dele. Torne a informação relevante para as pessoas que deseja que cheguem até você. Explore as palavras-chave de cauda longa.

Lembre-se que o Marketing Digital oferece a possibilidade, através de boas práticas e boa execução de estratégias, de que sua empresa seja encontrada por quem nem mesmo ouviu falar dela.

Se você acredita que, para este Dia das Crianças, não dá mais tempo de ser encontrado organicamente, pense em investir em anúncios no Google ou no Facebook, por exemplo. Leia nosso Guia da Mídia Paga para Inbound Marketing para saber mais sobre o tema!



No que você precisa ficar de olho para o Dia das Crianças


Facilidade de pagamento


Apesar da escolha do produto ser orientada pela criança, a compra de fato é feita pelos pais, tios e avós.

Por isso, ofereça boas condições de pagamento, como parcelamento e descontos especiais, além de diferentes meios, por exemplo cartão de crédito, débito e pagamento via boleto.

É claro que você deve levar em consideração a sua situação financeira atual. Avalie o que é possível fazer, considerando sempre que oferecer mais opções de pagamento pode resultar em mais negócios fechados!

Previna-se contra problemas técnicos e falta de estoque


Ok, você decorou sua loja e preparou promoções e brindes para atrair compradores. Mas nada disso terá efeito se os seus clientes não conseguirem finalizar a compra.

Por isso, certifique-se de que há estoque disponível para uma data comemorativa como essa e teste seu site para evitar problemas técnicos, considerando que receberá muitas visitas.

Verifique a capacidade do seu site para que ele não caia por excesso de acessos e deixe disponível um canal para ajuda ou reclamações.

Se você já fez algum tipo de promoção de Dia das Crianças em anos anteriores, analise o que deu certo e o que deu errado. Podemos extrair informações preciosas de ações passadas, evitando a repetição de erros e potencializando acertos.


Atenção às regras de publicidade para crianças


Da mesma forma, é importante ter certeza de que o conteúdo da sua campanha é adequado ao público infantil, o que não pode ser assegurado às pressas.

Não adianta você preparar sua campanha com afinco se não estiver atento às regras de publicidade para crianças. Siga-as para que sua campanha dialogue com essa faixa etária da maneira adequada.

A campanha Somos todos responsáveis, coordenada pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), busca difundir boas práticas para a publicidade voltada a crianças.

O site do projeto apresenta argumentos para contribuir com a reflexão sobre o assunto — de forma “baseada em educação, e não em proibição”, segundo o presidente do Conselho Superior da Abap, Dalton Pastore.

Além disso, no site da campanha Somos todos responsáveis estão disponíveis para download diversas cartilhas educativas. São materiais voltados a jornalistas, pais, mães, publicitários, dentre outros. Uma delas, As leis, a publicidade e as crianças, traz a legislação voltada para esse público resumida de forma simples e acessível.

Alguns pontos que devem ser observados na hora de fazer publicidade voltada para crianças, de acordo com a cartilha da Abap:

  • Não utilizar o imperativo, como “compre” ou “peça para seus pais”;
  • Não incluir conteúdos que desvalorizem a família, escola, vida saudável, proteção ambiental ou que contenham algum tipo de preconceito racial, religioso ou social;
  • Não apresentar publicidade em formato jornalístico, o que pode confundir o público;
  • Não difundir o medo nas crianças, expondo as crianças a situações perigosas ou que simulem constrangimento por não poder consumir determinado produto ou serviço anunciado;
  • Não desmerecer o papel dos pais e educadores como orientadores para se ter hábitos alimentares saudáveis ao apresentar, por exemplo, produtos que substituem as refeições;
  • Não encorajar o consumo excessivo de alimentos e bebidas, menosprezando a alimentação saudável;
  • Também é proibido associar crianças e adolescentes a situações ilegais, perigosas ou socialmente condenáveis;
  • Não se pode, ainda, fazer merchandising em programas dirigidos a crianças ou utilizando personagens do universo infantil para atrair a atenção desse público.


O Dia das Crianças é uma boa oportunidade para aumentar as vendas dos seus produtos. Planeje-se e aproveite essa data comemorativa para oferecer uma boa experiência de compra, tanto às crianças quanto aos adultos, que são quem compra de fato.

E você, já está se preparando para o Dia das Crianças? Deixe sua dica nos comentários!

Quer outras dicas para o seu ecommerce vender mais? Conheça as estratégias certas para vender de forma previsível durante todo o ano no eBook Inbound Marketing para ecommerce.




A ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo para atrair novos clientes.

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