Dia das Crianças-Dicas para o Marketing Digital.
Falta
muito pouco para o Dia das
Crianças! Caso você tenha uma loja física ou um ecommerce, saiba que
ainda é possível criar ações de Marketing Digital que atraiam
tanto os pequenos quanto os pais para os seus produtos.
O
importante é que você aproveite uma das datas que mais movimentam consumidores
no Brasil.
No
entanto, em tempos de economia instável, são as empresas que oferecem as
melhores opções de produtos e boas condições de compra que sairão na frente. Só
é possível fazer isso com ações planejadas, mas nunca é tarde demais para
acertar as pontas!
Além
disso, como se trata de um público com necessidades tão específicas, é
necessário criar estratégias com alguma antecedência para seguir as boas
práticas. Lembre-se: não deixe tudo para a última hora.
Neste
post, veja como você pode dar um up na sua estratégia de Marketing Digital para
o Dia das Crianças para vender mais e oferecer diferenciais aos seus clientes.
Por que é importante se
preparar para a data com antecedência
De
acordo com dados da Ebit, empresa especializada em ecommerce, o Dia
das Crianças está em quarto lugar em termos de faturamento no país, em 2016, o
lucro foi de 1,66 bilhão, superando o Dia dos Namorados (1,65 bilhão) e o Dia
das Mães (1,62 bilhão). Isso significa que há um potencial enorme para gerar
novos negócios nessa data.
Mas,
para conseguir aproveitar o Dia das Crianças, você precisa alinhar sua
estratégia, contemplando diversas áreas da sua empresa, o que requer
planejamento e tempo. Então, como está a sua preparação?
Campanhas
de email, anúncios, postagens de divulgação, ambientação da loja, tudo isso
exige tempo para ser desenvolvido. Quais dessas ações você já conseguiu colocar
em prática? Não precisa ser tudo, mas alguma coisa é legal fazer!
Se
você ainda não está com tudo pronto, não se desespere. Ainda dá tempo de correr
atrás e potencializar seus lucros com vendas na data, basta saber priorizar!
O que você pode fazer para o
Dia das Crianças
Prepare sua loja e seu site e suas redes sociais
com a temática da data
Para
entrar no clima, pense em uma decoração temática bem colorida para sua loja, e
a estenda para peças gráficas e banners em seu site e redes sociais.
Por
exemplo, coloque banners laterais em sua loja virtual e troque a foto de capa e
de perfil nas redes sociais para dar destaque a sua ação de Dia das Crianças.
Aliás,
temos um infográfico com todos os tamanhos de imagem para Facebook
e Instagram que ajudará você a criar suas peças para as duas redes
sociais.
Faça, também, seleções especiais de
produto e dê destaque a elas na sua loja física e online para facilitar a
escolha dos que ainda estão indecisos.
Planeje a logística de entrega pré-Dia das Crianças
Se
você possui um ecommerce, lembre-se da importância de organizar sua
distribuição para demandas maiores nos dias que antecedem a data.
Cuidado
com atrasos, pois, caso ocorram, podem significar um cliente que não voltará a
comprar em sua loja. Deixe claro seus prazos de entrega, se possível oferecendo
opções de entrega expressa.
Mesmo
que deixe para a última hora, o consumidor não quer correr o risco de não
receber a encomenda. A última coisa que mães, pais e avós querem é decepcionar
uma criança, deixando-a sem presente.
Ofereça brindes especiais
Você
pode aproveitar para vincular sua venda a um brinde interessante para seu
público. Mas, para produzi-lo, também precisará de antecedência. Imagine que
outras marcas terão a mesma ideia que você e podem deixar para a última hora.
Para
conseguir bons fornecedores e valores negociados com antecedência, comece a
buscar opções e levantar orçamentos desde já. Que criança não gosta de um
brinde?
Lembre-se
que adultos também gostam de brindes. Se a sua loja trabalha com várias faixas
etárias, que tal oferecer uma lembrança ao cliente que fez à compra para o
filho? Ele certamente lembrará-se da sua empresa em outras datas!
Crie atrativos divertidos e recreação
Garanta
uma boa experiência oferecendo um momento de alegria e envolvimento para a
criança. Também é uma boa oportunidade de aliar sua loja física à sua presença
online! Dê uma olhada na ideia a seguir.
Contrate
animadores, recreacionistas, contadores de histórias e maquiadores infantis
para garantir a diversão. Pipoca ou algodão doce são bons atrativos tanto para
as crianças como para os pais.
Divulgue
o evento nas suas redes sociais, criando eventos no Facebook e acionando os
seus antigos clientes por email ou WhatsApp. O engajamento será físico e
virtual!
Pense em campanhas divertidas de Email Marketing
Campanhas
de Email Marketing podem trazer excelentes resultados de forma rápida.
O Lead impactado pode decidir comprar logo que vê sua oferta.
Referências
à infância são ideais para a produção visual das comunicações. Você pode, por
exemplo, adotar uma estética mais divertida e “infantil”, gerando engajamento
com a data.
É
legal, também, que mesmo que sua empresa não venda produtos para crianças, dá
para brincar com o dia. Use referências visuais da época de infância da
sua persona, por exemplo.
Produza conteúdo para
palavras-chave relacionadas a seus produtos
Como
o seu público busca pelos produtos que você oferece? Quais são as palavras-chave que
as pessoas utilizam para encontrar seus produtos?
Vá
além da informação técnica. Fale sobre o uso do produto e diferenciais dele.
Torne a informação relevante para as pessoas que deseja que cheguem até você.
Explore as palavras-chave de cauda longa.
Lembre-se
que o Marketing Digital oferece a possibilidade, através de boas práticas e boa
execução de estratégias, de que sua empresa seja encontrada por quem nem mesmo
ouviu falar dela.
Se
você acredita que, para este Dia das Crianças, não dá mais tempo de ser
encontrado organicamente, pense em investir em anúncios no Google ou no
Facebook, por exemplo. Leia nosso Guia da Mídia Paga para Inbound
Marketing para saber mais sobre o tema!
No que você precisa ficar de
olho para o Dia das Crianças
Facilidade de pagamento
Apesar
da escolha do produto ser orientada pela criança, a compra de fato é feita
pelos pais, tios e avós.
Por
isso, ofereça boas condições de pagamento, como parcelamento e descontos
especiais, além de diferentes meios, por exemplo cartão de crédito, débito e
pagamento via boleto.
É
claro que você deve levar em consideração a sua situação financeira atual.
Avalie o que é possível fazer, considerando sempre que oferecer mais opções de
pagamento pode resultar em mais negócios fechados!
Previna-se contra problemas técnicos e falta de
estoque
Ok,
você decorou sua loja e preparou promoções e brindes para atrair compradores.
Mas nada disso terá efeito se os seus clientes não conseguirem finalizar a
compra.
Por
isso, certifique-se de que há estoque disponível para uma data
comemorativa como essa e teste seu site para evitar problemas técnicos,
considerando que receberá muitas visitas.
Verifique
a capacidade do seu site para que ele não caia por excesso de acessos e deixe
disponível um canal para ajuda ou reclamações.
Se
você já fez algum tipo de promoção de Dia das Crianças em anos anteriores,
analise o que deu certo e o que deu errado. Podemos extrair informações
preciosas de ações passadas, evitando a repetição de erros e potencializando
acertos.
Atenção às regras de publicidade para crianças
Da
mesma forma, é importante ter certeza de que o conteúdo da sua campanha é adequado
ao público infantil, o que não pode ser assegurado às pressas.
Não
adianta você preparar sua campanha com afinco se não estiver atento às regras
de publicidade para crianças. Siga-as para que sua campanha dialogue com essa
faixa etária da maneira adequada.
A
campanha Somos todos
responsáveis, coordenada pela Associação Brasileira de Agências de
Publicidade (Abap), busca difundir boas práticas para a publicidade voltada a
crianças.
O
site do projeto apresenta argumentos para contribuir com a reflexão sobre o
assunto — de forma “baseada em educação, e não em proibição”, segundo o
presidente do Conselho Superior da Abap, Dalton Pastore.
Além
disso, no site da campanha Somos todos responsáveis estão
disponíveis para download diversas cartilhas educativas. São materiais voltados
a jornalistas, pais, mães, publicitários, dentre outros. Uma delas, As
leis, a publicidade e as crianças, traz a legislação voltada para esse público
resumida de forma simples e acessível.
Alguns
pontos que devem ser observados na hora de fazer publicidade voltada para
crianças, de acordo com a cartilha da Abap:
- Não utilizar o
imperativo, como “compre” ou “peça para seus pais”;
- Não incluir
conteúdos que desvalorizem a família, escola, vida saudável, proteção
ambiental ou que contenham algum tipo de preconceito racial, religioso ou
social;
- Não apresentar
publicidade em formato jornalístico, o que pode confundir o público;
- Não difundir o
medo nas crianças, expondo as crianças a situações perigosas ou que
simulem constrangimento por não poder consumir determinado produto ou
serviço anunciado;
- Não desmerecer o
papel dos pais e educadores como orientadores para se ter hábitos
alimentares saudáveis ao apresentar, por exemplo, produtos que substituem
as refeições;
- Não encorajar o consumo
excessivo de alimentos e bebidas, menosprezando a alimentação saudável;
- Também é
proibido associar crianças e adolescentes a situações ilegais, perigosas
ou socialmente condenáveis;
- Não se pode,
ainda, fazer merchandising em programas dirigidos a crianças ou utilizando
personagens do universo infantil para atrair a atenção desse público.
O
Dia das Crianças é uma boa oportunidade para aumentar as vendas dos seus
produtos. Planeje-se e aproveite essa data comemorativa para oferecer uma boa
experiência de compra, tanto às crianças quanto aos adultos, que são quem
compra de fato.
E
você, já está se preparando para o Dia das Crianças? Deixe sua dica nos
comentários!
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