O que são os 8Ps do Marketing Digital?

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O que são os 8Ps do Marketing Digital?
1º P – PESQUISA

O primeiro P para você conhecer o que são os 8 Ps do Marketing Digital é o de Pesquisa. O P de pesquisa é responsável pelo estudo do comportamento dos consumidores, ou seja, consiste na definição de quem é o seu público alvo e como ele se comporta na internet.

Elas são parte fundamental do marketing em geral, mas se tornaram muito mais frequentes na era digital. Um dos fatores para isso é a facilidade com a qual as pesquisas são feitas atualmente. Pela internet mesmo, você pode descobrir características essenciais do seu público-alvo, por exemplo.

O uso de formulários online e até de pequenas premiações para quem os responde é muito difundido. Ofereça conteúdos ou descontos para quem participar e tenha uma pesquisa bem aprofundada.

Não apenas de público-alvo, aliás; aqui se encontram também pesquisas de satisfação, de opinião e quaisquer outras que possam influenciar nas estratégias utilizadas.

É o momento de descobrir se o que está sendo feito está realmente dando certo, e o que mais pode mudar ou se acrescentar daqui para frente.


2º P – PLANEJAMENTO

 

Já o planejamento de marketing digital pode ser elaborado com base em dados e estatísticas que você já tem acerca do perfil do seu consumidor. O que seus consumidores buscam? Pois é: essa é a hora de planejar cada uma das estratégias de marketing digital que serão utilizadas para atingi-los (como redes sociais, blog, site, SEO e outros).

As pesquisas na etapa anterior trouxeram muitas dessas informações que você está usando. Agora, é preciso pegá-las para criar algo novo, ou para aprimorar o que já está aí. Planejar é imprescindível: a partir de pesquisas de persona, você vai montar cronogramas com todos os passos.

O planejamento é feito a partir da definição de metas. Antes de qualquer estratégia ser posta em ação, ela deve ter um objetivo claro.

Então, é importante também analisar a situação atual, tanto em relação ao público quanto em relação à empresa em si.

Como andam os lucros? O quanto pode ser investido no marketing? Por quanto tempo determinada campanha poderá ser mantida no ar?

Mais tarde, outra coisa a fazer é mensurar os resultados. Já no planejamento, pense em como isso será feito. Há muitas ferramentas no mercado com esse propósito; elas podem ser incrivelmente úteis para descobrir o ROI de cada ação.

3º P – PRODUÇÃO

 

Aqui, não falamos da produção dos produtos, mas da própria estratégia que está sendo construída. O que é marketing digital se não um conjunto de estratégias, certo? Por isso, esse passo não pode ser pulado de maneira alguma. É o esqueleto de tudo que será feito.

O P de produção consiste nos preparativos que você precisará desempenhar: com estruturas, estratégias de comunicação, tecnologia e outros que tornarão o que foi planejado possível. Sendo assim, ele é fundamental para que a estratégia planejada possa sair do papel e ser colocada em prática.

A produção não surge do nada, nem sozinha. Relembrando as ferramentas que mencionamos acima, vale ressaltar que elas existem para todas as etapas do marketing digital. São ferramentas de automação, de SEO, de agendamento, de publicação e mais. Todas elas fazem parte de como a estratégia será produzida.

Alguns dos exemplos mais famosos de ferramentas são a RD Station e Mailchimp (automação), Google Analytics e Facebook Insights (análise e mensuração), Facebook Ads e Google Adwords (anúncios pagos), e SEMrush e Moz Analytics (SEO). Não deixe de pesquisar mais opções, se achar que essas não se adaptam à sua empresa.

4º P – PUBLICAÇÃO

 

Já o P de publicação é voltado para o momento de ativação do seu projeto, ou seja, para a fase em que ele finalmente vai à prática.

Ao pensar em publicação, você não deve focar apenas na publicação de anúncios ou do início de uma campanha. Foque suas atenções no marketing de conteúdo, do qual grande parte dos métodos de marketing digital se baseia. É uma modalidade que funciona em longo prazo, mas traz resultados consideráveis de geração de leads.

A publicação, aqui, deve ser de conteúdos que interessem à sua persona. São artigos, vídeos e/ou imagens interessantes para seu público, que realmente vá acrescentar algo. Eles se sentirão mais próximos da marca e passarão a enxergar a empresa como uma autoridade no assunto.
Além disso, há alguns aspectos técnicos que devem ser levados em conta. As publicações precisam estar sempre de acordo com técnicas positivas de SEO, para melhorar o ranqueamento nos buscadores. Cada publicação, também, deve seguir a ideia do funil de vendas. Alguns conteúdos existem para atrair o cliente, outros para fazê-lo identificar o problema que ele está enfrentando e ver seu produto como uma solução, e outros para que ele passe a considerar a compra.

5º P – PROMOÇÃO

 

Para promover as suas estratégias de marketing digital, esse P é fundamental na medida em que se responsabiliza pela produção e divulgação de informações e conteúdos virais. Sendo assim, esse é o momento de elaboração e disseminação de campanhas promocionais nas redes sociais, em e-mail marketing, links patrocinados e assim por diante. O P de promoção é um dos Ps mais importantes quando o se fala sobre o que são os 8 Ps do Marketing Digital.

De certa forma, é uma derivação direta da promoção que vimos nos 4ps lá em cima, do mix de marketing. Contudo, agora, estamos falando do meio digital. A promoção da marca aqui é feita na internet, através de alguns canais essenciais.

No Google Adwords ou no Facebook Ads estão as melhores possibilidades de anúncios pagos, se você estiver pensando nesse tipo de abordagem.

Além de serem dois gigantes da internet, suas regras fazem com que os anúncios não atrapalhem a experiência de seus usuários, o que reduz as chances de que achem sua empresa invasiva — algo que acontecia muito no marketing tradicional.

Outro método de promoção é o uso ativo das redes sociais. O Twitter, o Instagram e o próprio Facebook são as maiores redes do mundo todo. Construa o perfil da empresa por lá e poste com frequência. Bons conteúdos, é claro!

6º P – PROPAGAÇÃO

 

Já ouviu falar na máxima de que o melhor marketing é o boca a boca? Por mais que avancemos na tecnologia, isso não deixa de ser verdade. A diferença é que esse boca a boca também se tornou virtual.

Esse P é o momento é de incentivar o seu público alvo a propagar as suas campanhas, o que fará com que elas se tornem realmente virais na internet. Além disso, o P da propagação também se refere à elaboração de estratégias diferenciais de atendimento, pós-venda, feedback e outros.

Para que os clientes propaguem e façam uma boa propaganda da sua empresa para amigos e família, você deve se importar com a experiência que ele teve enquanto fazia negócios com você.

Ou seja, o atendimento deve ter sido impecável, o pós-venda não pode ter sido esquecido e, se possível, o feedback também deve ser ouvido.

Todos esses pontos influenciam no que chamamos de Customer Success. Trata-se de um conceito que mede a satisfação do cliente. T

udo que está em seu poder para fazer da experiência do consumidor algo bom e construtivo, faça! Invista no desenvolvimento da equipe e aprimoramento dos equipamentos com isso em mente.

7º P – PERSONALIZAÇÃO

 

Agora é hora de adotar uma comunicação personalizada com o seu público alvo – o que criará relacionamento, e posteriormente, fidelização dos clientes. A personalização também ajuda a aumentar a sua interação e engajamento na web, como nas redes sociais, blog, site e em outras estratégias.

Nada torna um cliente mais próximo de uma marca do que a personalização. O público se reconhece no conteúdo postado e passa a ver a marca com algum tipo de familiaridade e confiança. Aos poucos, isso se traduz em fidelização — o sonho de qualquer empresa!

Mais do que a fidelização, esse relacionamento com o cliente também gera engajamento. As publicações no blog e em redes sociais podem receber mais interações, o que é importantíssimo para que elas cresçam e sejam beneficiadas pelos algoritmos dos buscadores e das próprias redes.

Para desenvolver essa personalização, há alguns métodos e ferramentas. A produção de conteúdo relevante é a primeira parte, claro, mas para onde esse conteúdo vai? Procure segmentar seu público para construir essa resposta.

Depois, use ferramentas de e-mail marketing para enviar o que for mais interessante para determinados segmentos. Mais tarde, analise o que vem dando certo e aprimore sua estratégia.

8º P – PRECISÃO

Você percebeu como em muitos dos tópicos nós falamos sobre análise e mensuração? Esse é um ponto tão importante que é um dos Ps! O último tópico sobre o que são os 8 Ps do Marketing Digital é o P da precisão.

Ele avalia os resultados das estratégias realizadas até então, visando compreender o que deu certo e o que ainda pode ser melhorado. Sendo assim, o P da precisão consiste na mensuração de tráfego e das metas que foram traçadas/cumpridas.

Toda e qualquer ação realizada no marketing deve ser mensurada. Isso é parte fundamental do sucesso por trás do marketing digital, na verdade. Para tanto, usam-se KPIs (key performance indicators, ou indicadores-chave de performance). São métricas que avaliam o sucesso ou fracasso de determinada tática. Com essas informações, é possível aprimorar e avançar cada vez mais na estratégia.

Alguns exemplos de KPIs importantes são o ROI (retorno sobre investimento), o custo por lead (gastos para obter um cliente em potencial), o tíquete médio (média do quanto os clientes gastam nas compras) e taxas de conversão (percentual de visitantes na página que realizaram alguma ação esperada). Trabalhe com esses e outros, adapte-os às suas necessidades e finalize os 8ps com análises completas!

Depois de saber o que é marketing digital e entender quais são os 8ps, dá para ter uma ideia de porquê esses conceitos são imprescindíveis. Através da utilização de todos esses itens, sua empresa pode conseguir um grande aumento de fluxo no tráfego de seu site, aumento no número de leads e ótimas performances em campanhas — inclusive as offline.

Siga os 8ps na construção das suas ações e melhore todos esses aspectos. O resultado, lá na frente, é o que se espera de todo tipo de marketing: mais vendas! Para chegar lá você até vai suar um pouco, mas é bem provável que valha a pena.



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