MARKETING DIGITAL PARA Empresas.
Vivemos a
era da informação e isso mudou nossos hábitos de consumo. Cada vez mais,
pesquisamos a fundo antes de tomarmos qualquer decisão. Nesse cenário, o
marketing digital para empresas se tornou peça fundamental.
Uma das grandes vantagens do marketing digital para as empresas é alcançar potenciais clientes
onde quer que eles estejam. Como sabemos, é comum as pessoas pesquisarem
produtos e serviços através do Google (buscadores). O processo de escolha,
nesse caso, é feito pela internet. Ou seja, se você não marcar presença nos
meios digitais, perderá para clientes para os concorrentes.
Sem contar que você investe para atingir um público selecionado, pois as ferramentas digitais permitem que os
anúncios e demais ações sejam segmentadas. Ao contrário dos anúncios veiculados
nas mídias offline, em que a segmentação não é tão eficiente.
Quer
saber como começar o seu marketing digital para sua empresa?
Continue lendo
o artigo!
1. PLANEJAMENTO
Como quase tudo nessa vida, você terá que se
planejar antes de iniciar a execução. O primeiro passo é coletar informações do
seu público-alvo para criar maior engajamento.
Para
isso, é importante colher os mais variados dados — objetivos, problemas e
interesses — do público. Sendo assim, no momento de criar seus anúncios e
conteúdos para as mídias, você consegue alcançar seu potencial cliente
e despertar interesse nos seus produtos
e ou serviços.
Sua empresa
também precisa ter um diferencial para se destacar perante as demais. Você
deverá criar um conceito para deixar explícito a filosofia da empresa e suas
vantagens, pois ninguém ficará interessado em uma empresa sem nenhum
diferencial.
2. ESCOLHA DAS MÍDIAS
A escolha das mídias é um dos fatores mais
importantes para o sucesso da comunicação de qualquer empresa. Observamos
muitos empreendedores cometendo o erro de criar uma página no Facebook e se darem por satisfeitos.
Outro equívoco é achar que o site é apenas o cartão
de visita da iempresa e não aproveitar as possibilidades que ele oferece.
Veja, a
seguir, alguns canais e saiba como utilizá-los na implementação da sua
estratégia.
SITE
Seu site
é antigo e, desde a criação, nunca passou por uma reformulação? Provavelmente
ele está precisando de uma mudança. Além de atualizá-lo constantemente, é
preciso que seu design acompanhe as tendências atuais. Se o usuário der de cara
com um site da década de 90, ficará com uma má impressão. Lembre-se que o site
é uma extensão da sua empresa.
O
problema se agrava quando o site não é responsivo, principalmente para a nova
geração, que utiliza os dispositivos móveis para acessar sites, aplicativos
e redes sociais, entre outras plataformas.
Imagine se um jovem entrar em seu website e precisar
dar zoom para conseguir ler as informações… Não vai pegar muito bem, não é
mesmo?
Portanto, invista em um site de fácil navegação e que seja adaptado a todos os tamanhos de
telas (responsivo).
BLOG
O blog é
um elemento que fará toda a diferença para aumentar a sua presença online.
Nele, você poderá publicar conteúdos mais densos e extensos,
atraindo os possíveis clientes interessados na sua empresa.
Para essa
estratégia ser eficaz, seus conteúdos deverão ser relevantes e solucionar as
dúvidas dos visitantes. Com isso, seu blog se torna referência para o usuário e
você aumenta sua autoridade.
Esse é o
meio ideal para você começar a sua estratégia de marketing de conteúdo, já que
é possível veiculá-lo nos mecanismos de buscas, como o Google / Yahoo e Bing.
REDES SOCIAIS
A maioria das pessoas passa boa parte do tempo
conectadas nas redes sociais. Não é à toa que essas mídias foram eleitas as
queridinhas das empresas.
Devido à facilidade para criar páginas
profissionais e se aproximar do público, muitos decidem concentrar suas ações
apenas nas mídias sociais.
No
entanto, as coisas não são tão simples assim. As redes sociais devem servir
como um complemento importante para os outros canais de comunicação. Sozinha,
dificilmente trará os resultados desejados. Além do mais, todas as ações devem
ser planejadas para funcionar.
AÇÕES DE MARKETING
Agora que
você já sabe em quais mídias deve estar presente para começar o seu marketing
digital para sua empresa, é preciso conhecer também algumas ações. Cada uma tem
suas peculiaridades e devem ser utilizadas em diferentes momentos. Entretanto,
são totalmente complementares.
SEO
O SEO (Search Engine Optimization) pode ser descrito como um conjunto de
técnicas que tem como objetivo deixar o seu site bem posicionado nos mecanismos
de buscas, como o Google e Bing. Ao utilizar essas técnicas da maneira correta,
é possível ficar na primeira página do buscador sem precisar pagar por isso.
Existem
diversos fatores que são levados em consideração para seu site ficar bem
ranqueado, entre eles podemos citar:
·
palavras-chave;
·
link building;
·
velocidade de carregamento do site;
·
responsividade;
·
escaneabilidade.
No final
das contas, esses mecanismos de buscas querem entregar a melhor experiência
para o usuário. Se o seu site/blog tiver conteúdos de qualidade, boa
navegabilidade e for adaptado para dispositivos móveis, terá grandes
chances de ser encontrado na busca orgânica.
ANÚNCIOS (links) PATROCINADOS
Como você pôde perceber, o SEO é uma estratégia que
pode levar um bom tempo para trazer resultados. Caso você precise de uma
solução imediata, a melhor opção é investir em anúncios links patrocinados.
Os links
patrocinados do Google AdWords colocam você na primeira página do mecanismo de
busca sem muito esforço. No entanto, você terá que desembolsar uma quantia para
isso.
Para anunciar, você deve se cadastrar na plataforma do Google AdWords, escolher as palavras-chave
pelas quais deseja ser encontrado, criar seu anúncio, determinar o
valor de investimento e iniciar a campanha.
Cada clique que o usuário der em seu link
patrocinado desconta um valor dos seus créditos.
Como as empresas
oferecem produtos e serviços variados, essa é uma boa estratégia. Você pode
escolher diversas palavras-chave, como: inversor de frequência seminovo, inversor
de frequência WEG ou Bolsas e Sapatos
Masculino e Feminino, por exemplo.
O
Facebook também possui uma ferramenta semelhante, chamada de Facebook Ads. A
grande vantagem de ambas é a possibilidade de segmentar ao máximo sua campanha.
Desse modo, sua verba será utilizada apenas para os potenciais clientes.
MARKETING DE CONTEÚDO
O conceito de marketing de conteúdo é relativamente novo, mas foi bem aceito
rapidamente em nosso território. Essa estratégia visa atrair visitantes e criar
engajamento por meio de conteúdos relevantes. Muitos já entenderam que não
basta ser encontrado, é necessário mais do que isso.
Vamos
supor que um cliente em potencial digite “sapato feminino de couro” no Google e encontra um artigo seu na primeira
página. Ele clica e lê o texto até o final. Após o término da leitura, ele
encontra outro artigo no blog que fala sobre as bolsas de couro e decide
acessar. Ao longo do processo ele encontra outra postagem com informações mais
completas e em seguida decide se cadastrar fornece o e-mail para receber novas
postagens.
Percebeu
como ele se envolveu com a sua empresa e forneceu o contato devido à riqueza de
conteúdos em seu blog? Isso é mais comum do que parece. Sendo assim, você
conquista a confiança do usuário e o encaminha para o processo de vendas.
E-MAIL MARKETING
O e-mail
é mais que uma ferramenta de atendimento, quando bem utilizada, você consegue
aumentar suas vendas e fidelizar os clientes.
Há diversas formas de captar e-mails de possíveis
interessados. Uma das mais eficientes é a landing page. O usuário fornece o e-mail para ter acesso a
determinado conteúdo e, após conseguir o contato, você começa a sua estratégia
de e-mail marketing.
Conforme
a interação do potencial cliente com sua empresa, pode ser iniciado o processo
de vendas. Existem algumas práticas que costumam dar resultados para essa fase
de fechamento, como:
- · exibir testemunhos de clientes,
- · mostrar cases de sucesso,
- · oferecer descontos,
- · apresentar propostas diferenciadas.
O
marketing digital para empresas é a melhor maneira de conduzir o público-alvo
em sua jornada para que se tornem clientes. Além dessas ações terem um custo
menor, elas são mensuráveis. Assim, você sabe exatamente se o resultado é
positivo.
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Obrigado pelas informações sobre google meu negócio!!
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