Como utilizar o Facebook Stories para destacar seu negócio.

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Como utilizar o Facebook Stories para destacar seu negócio.

Neste artigo, falaremos sobre uma poderosa ferramenta de marketing: o Stories do Facebook. Se você ainda não utiliza esse recurso, pode estar perdendo lugar nas mídias sociais.


Quais os benefícios de utilizar o Stories do Facebook?

Basicamente, o Stories do Facebook funciona do mesmo modo que nas outras redes sociais, ou seja, o conteúdo é temporário e, após 24 horas, ele desaparece.

Porém, por apresentar um formato diferenciado, ele possui algumas vantagens em relação ao tradicional feed de notícias, como divulgar uma página do Facebook e encantar o usuário com conteúdo regular.

A seguir, saiba por que você deve utilizar o Stories do Facebook para a página corporativa ou perfil pessoal.




Mais visibilidade



Qualquer profissional que trabalhe com mídias sociais sabe que, ao longo do tempo, o algoritmo da rede social mais famosa do mundo sofreu diversas alterações.

Se antes as fanpages podiam dialogar diretamente com o consumidor e atingir uma grande margem de seguidores, hoje o alcance foi reduzido a menos de 2% de toda a base conquistada.

E isso não é apenas uma mercenária tentativa do Facebook de obrigar os administradores a investirem em anúncios, como pensam alguns.


Se você parar para pensar, todos os dias surgem novas páginas corporativas e as pessoas curtem e interagem com mais e mais marcas.


Com o aumento da concorrência, é natural haver menos espaço no feed de notícias. E vale lembrar que a principal característica da plataforma é incentivar a interação entre usuários.


Porém, com o novo formato de histórias, abre-se um novo leque de oportunidades.


Nele, o usuário está no comando das próprias ações. Ele pode decidir qual conteúdo abrir, pular, rever e ignorar, o que quiser.

Por isso, ao identificar a persona e criar conteúdo engajador, as chances de o usuário interagir com a marca aumentam bastante, sem a necessidade de contar com a boa vontade do algoritmo e ter que incentivar loucamente curtidas, comentários e compartilhamentos.

Recursos extras


A possibilidade de personalizar o conteúdo compartilhado é outro benefício presente no Stories do Facebook. Ao subir uma foto, o usuário precisa contar com ferramentas externas (aplicativos ou softwares) para editá-las.

Porém, as histórias apresentam uma vasta gama de ferramentas que tornam o processo mais simples.

Os emojis podem ser adicionados em qualquer uma delas e estão à distância de um toque, assim como os gifs, data e hora, temperatura, locais, entre outras informações.


Os filtros também são muito engajadores, é possível alterar planos de fundo, inserir músicas e elementos visuais, palavras e muito mais! 

Além disso, regularmente são realizadas ações promocionais que envolvem a indústria do entretenimento, como o recente filtro exclusivo do novo filme Star Wars.

Diversidade de formatos aceitos


O Stories do Facebook aceita tanto imagens quanto vídeos, mas o grande diferencial é que há diversos formatos a serem explorados.


Como a tendência atual é de que haja uma aproximação mais humana entre marcas e consumidores, diversa situações cotidianas podem ser compartilhadas.


As pessoas querem saber como é o dia a dia da sua empresa, e conhecer as pessoas que fazem parte da sua equipe, eventos, festas, reuniões, palestras, tudo isso gera empatia e relacionamento.


Há ainda outros formatos, como os posts sequenciais que criam histórias, por exemplo. O Storytelling é um recurso literário que foi adaptado ao marketing para cativar os usuários e mantê-los atentos ao que está sendo contado,  funciona muito bem com o uso de imagens e vídeos.


Além disso, nada impede que você utilize o stories para realizar promoções, divulgar produtos e serviços, mostrar novos conteúdos para os seus seguidores e tantas outras opções disponíveis.

Como postar Stories no Facebook?

Para fazer postagens no Stories com o perfil pessoal, não há nenhum mistério. Tudo o que você precisa é instalar o aplicativo do Facebook no seu dispositivo móvel e, a seguir, clicar no ícone de fotografia no lado superior esquerdo da interface.

As fotos podem ser tiradas e editadas no momento ou escolhidas diretamente do arquivo de fotos do seu smartphone ou tablet.

Mas uma novidade que nem todo mundo sabe é que o Facebook Stories já está liberado para ser utilizado por fanpages. Se esse recurso ainda não aparece disponível em sua página, atualize o seu app!

Existe também outra forma muito simples de utilizá-lo. Tudo que você precisa é ter uma página de negócios no Facebook.


A seguir, acompanhe os passos abaixo:

  1. Vá até a respectiva loja de aplicativos do seu aparelho e busque por Facebook Mentions (Android) ou Facebook Creator (iOS);
  2. Faça o download do aplicativo;
  3. Abra o app e selecione uma fanpage para administrar;
  4. Clique no ícone de fotografia no canto superior esquerdo da tela e crie a sua história.

Como criar e postar uma Stories do Facebook

 

  1. Primeiro, acesse a opção de criar stories dentro da sua Fan Page.
  2. Autorize o acesso à sua câmera e microfone.
  3. Grave seu vídeo ou tire sua foto.
  4. Edite! (insira gifs, textos, filtros, etc), e poste!






Pelo computador basta seguir a imagem abaixo:





Agora que você já sabe como utilizar o Stories do Facebook.


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