CONHEÇA BENEFÍCIOS DA AUTOMAÇÃO DE MARKETING PARA SUA EMPRESA.

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CONHEÇA BENEFÍCIOS DA AUTOMAÇÃO DE MARKETING PARA SUA EMPRESA.
A sua empresa começou a investir pesado no inbound marketing para gerar um bom tráfego. E isso, de fato, acontece com muito sucesso. Então você entra em um dilema: como o volume de leads é muito grande, fica difícil manter a excelência no envio de materiais personalizados para a sua nutrição. Se você identificou nesse cenário uma fase que a sua empresa está enfrentando, precisa conhecer os benefícios da automação de marketing.

Muitas pessoas fazem confusão sobre o que é, de fato, a automação em marketing. A maioria delas pensa que o simples processo de agendamento de postagens nas redes sociais já se configura como automação. Mas vai muito além disso: alguns exemplos são o e-mail marketing, chatbots e ferramentas de Customer Relationship Management(CRM).

Dessa maneira, ela é uma forma de automatizar todas as etapas de relacionamento com seus leads, oferecendo as informações que eles precisam até avançar ao momento da compra. Afinal, um dos principais objetivos de qualquer estratégia de inbound marketing é transformá-los em potenciais clientes, você concorda?

Então, se a sua empresa quer ganhar mais tempo para o seu público interno focar em outras atividades e quer atingir potenciais clientes em grande escala (sem deixar de lado a personalização), este post é para você! Entenda mais sobre o assunto e confira 5 benefícios da automação de marketing conferindo este material até o final! Boa leitura!

1. OTIMIZA O TEMPO DA SUA EQUIPE INTERNA

Quando você investe na automação de marketing para a sua empresa, acaba reduzindo os custos que são desnecessários, como o tempo e esforço dos trabalhos manuais de sua equipe para promover o fechamento das vendas. Como o processo é automatizado, a sua equipe tem mais tempo para focar nas campanhas que geram mais qualidade de conteúdo.

Isso porque a automação é feita estrategicamente para conduzir a persona até a última etapa do funil (processo de compra), por meio de conteúdo personalizado e procurando o engajamento nesse processo. Além disso, existem algumas outras vantagens, como:

·         seus vendedores recebem os leads mais preparados;
·         gera um ciclo de vendas menor;
·         garante mais produtividade para a sua equipe interna;
·         melhora as indicações de seus clientes.

2. AMPLIA O ALCANCE DA COMUNICAÇÃO DESENVOLVIDA

Ao contrário do que muitos pensam, a automação de marketing não é criar um conteúdo robotizado. Muito pelo contrário, os conteúdos são personalizados e pensados para nutrir o processo de compra: eles atingem os leads que ainda não estão prontos por meio de informações que estabeleçam um laço afetivo (confiança e credibilidade) com a sua marca.


Com isso, você aumenta a frequência e qualidade do conteúdo desenvolvido e postado, ampliando o alcance da comunicação e também o impacto de suas estratégias.

3. DESENVOLVE RELATÓRIOS MAIS SATISFATÓRIOS

Os relatórios desenvolvidos pela automação de marketing são personalizados com foco nos resultados. É possível criar e baixar diversos dados importantes e detalhados sobre a sua ferramenta em questão de segundos.

Assim, você analisa todas as campanhas desenvolvidas naquele período e mensura quais foram as mais efetivas. Com isso, você economiza tempo e evita investir em campanhas que não trarão resultados.

Falando em resultados, eles são muito mais satisfatórios. Por exemplo, quando você envia um e-mail marketing sem a automação você mensura a:

·         taxa de abertura;
·         porcentagem de cliques;
·         taxa de rejeição;
·         taxa de encaminhamento da mensagem;
·         taxa de cancelamento.

Com a automação de marketing você não analisa somente esses dados estatísticos: é possível também mensurar o real impacto que ele traz no seu time comercial. Então, podemos afirmar que ele influencia diretamente nos resultados do seu negócio.


4. DIMINUI O CUSTO DE AQUISIÇÃO POR CLIENTE (CAC)


O custo de aquisição de clientes ou “cost to acquire customers” é uma métrica que indica quanto dinheiro você investiu para conquistar um novo cliente. 

Você sabe que treinar uma equipe interna — para que ela saiba exatamente como conduzir o cliente até a compra ser efetiva — é um processo que exige muito tempo e dedicação. Vamos supor que o seu time realizou uma promoção de dia das mães e, com isso, atraíram 30 novos clientes com o custo total de R$ 1.500,00 e precisou, manualmente:

·         analisar cada perfil de comprador;
·         reconhecer o que o cliente já sabia antes de transferi-lo para a equipe de vendas;
·         perder muito tempo respondendo perguntas de topo de funil;
·         investir trabalho manual para a concretização da campanha.

Dessa maneira, a sua equipe não tem tempo para aumentar o impacto da campanha ou até mesmo para analisar se há algo que possa ser melhorado para ter um retorno melhor. A não ser que você invista em muitas horas-extra (o que torna inviável).


Então, a solução é investir na automação de marketing, pois esse trabalho manual se torna muito menor: os leads são atraídos e nutridos de uma maneira rápida e eficiente. O que queremos dizer com isso? Que você consegue mais clientes com menos dinheiro!

5. AUMENTA O RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO (ROI)

Naturalmente as empresas buscam reduzir os seus custos e ampliar o lucro, você concorda? Por meio do ROI é possível saber quanto de dinheiro a organização está ganhando com determinado investimento. Por isso, além de reduzir o seu CAC, você aumenta o ROI. Isso significa que:

·         você conquista mais clientes com menos recursos financeiros;
·         coleta mais informações de clientes;
·         consegue nutrir os leads de maneira eficaz;
·         filtra os leads com baixo potencial de compra;
·         monitora os dados com mais facilidade;
·         atinge mais clientes em menos tempo;
·         consegue explorar bem todos os canais (mídias sociais, blog, site);
·         cria mais conteúdo rico.

São diversos os benefícios da automação de marketing: ela permite otimizar as suas tarefas manuais e, com isso, a sua equipe interna foca em outros setores, como no marketing de conteúdo. Assim, você alcança resultados muito mais satisfatórios e consegue mensurar rapidamente as campanhas que geraram mais sucesso. Além disso, não podemos nos esquecer de que é muito mais econômico investir nessas ferramentas automatizadas.


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