COMO ESCOLHER A MELHOR FERRAMENTA DE AUTOMAÇÃO DE MARKETING.

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COMO ESCOLHER A MELHOR FERRAMENTA DE AUTOMAÇÃO DE MARKETING.
O marketing digital trouxe muitas possibilidades que potencializaram o relacionamento entre a marca e o cliente.

Tanto que, hoje, as empresas tendem a se posicionar mais como uma pessoa, com preferências e outras características humanizadas. Para manter essa proximidade e, ao mesmo tempo, permitir o crescimento de forma escalável, é essencial contar com a automação de marketing.

Automação é a ação de automatizar o máximo de processos possíveis e o segredo da técnica está em não robotizar. Para isso, é preciso entender todas as ações que envolvem o marketing da sua empresa. Descubra quais são repetitivas, com possibilidade de automatizar e quais precisam de um contato pessoal, como o fechamento de vendas, por exemplo.

Personalização de e-mail marketing, testes A/B, publicações no blog e redes sociais, quando você usa a automação adequadamente, como sincronizar tudo? Entenda neste artigo como identificar qual é a melhor solução para as necessidades da sua empresa. Boa leitura!

USABILIDADE DA FERRAMENTA DE AUTOMAÇÃO DE MARKETING


Como você já deve ter percebido, o processo de automatização garante os resultados esperados com o marketing digital. Por isso, ao escolher uma ferramenta, é comum que a empresa procure aquela que se diz mais completa. Entretanto, de que adianta pagar por recursos que você simplesmente não vai usar?

Outro ponto importante nesse sentido é a facilidade em operar a ferramenta. Ela precisa ser prática e intuitiva para que o foco esteja no planejamento e ações. Vale observar também se a empresa oferece treinamentos. Além de ajudar a sua equipe a entender como usar, estimula a implementação e deixa a plataforma familiar para todos.

FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS

Mesmo que não exista o software mais completo, é possível encontrar o mais próximo das necessidades do seu negócio. Por exemplo: se você pretende melhorar o tempo de resposta, seria interessante uma ferramenta que sinaliza as chamadas e facilita a interação. Outra necessidade pode ser melhorar a performance do e-mail marketing, então, o programa precisa atender às duas situações.

Liste todas as tarefas que sua empresa pretende automatizar. Para facilitar, pergunte para a sua equipe o que eles consideram fundamental para otimizar o trabalho. Deixe que eles se manifestem livremente, para que possam sugerir algo que não exista. Assim, você terá clareza e insights de quais funções seu software de automação de marketing precisa atender.

POSSIBILIDADE DE PERSONALIZAÇÃO

Para um dashboard de marketing, processos de comunicação ou gerenciamento dos leads, é essencial ter as informações sempre na mão, concorda? Então, é preciso contar com um software que ajude você a ter uma visão geral do desempenho das suas campanhas. Se possível, que você possa customizá-lo para atender às demandas do seu negócio.

Confira também a possibilidade de personalização das comunicações com o cliente. Afinal, um dos segredos do inbound marketing está justamente em entregar informações relevantes de forma segmentada. Quer recurso para agregar mais valor a essa estratégia que tratar os leads pelo nome, por exemplo?

INTEGRAÇÃO COM OUTRAS FERRAMENTAS


Estratégias nas redes sociais, anúncios pagos, eventos e outras ações em ambientes físicos. Para fazer parte do universo digital, você deve estar presente em diversas plataformas e sua ferramenta de automação de marketing precisa estar integrada. A função de CRM (gerenciamento de clientes) usada na integração das vendas com o marketing, por exemplo, precisa da atualização dos contatos com cada prospect.

Enquanto isso, para entender a performance de qualquer mídia ou campanha, a ferramenta deve ser capaz de rastrear e apresentar dados referentes às fontes de tráfego, além do comportamento do consumidor, que chega de cada meio de comunicação diferente.

MONITORAMENTO DAS AÇÕES DIGITAIS


Aproveitando a ligação com as métricas dos resultados das campanhas, vamos falar sobre outro tópico fundamental para a escolha do software de automação: a mensuração dos resultados. No marketing digital, é possível medir praticamente tudo e isso pode ser negativo se você não conseguir fontes confiáveis e as métricas corretas.

Ao definir os KPIs (indicadores-chave de performance) para sua campanha, é preciso ter acesso a esses dados sempre atualizados. Esses relatórios, além de transmitir segurança nas tomadas de decisão, garantem o alcance das metas. Imagine que você executa uma campanha no Google Adwords: descobrir o caminho que esse público faz pode deixar seu funil de vendas mais enxuto.

ATENDIMENTO E SUPORTE

Você encontra uma ferramenta com interface intuitiva, que atende suas necessidades e é customizável. Antes de bater o martelo, é importante conhecer o atendimento da empresa. Imagine que o software é altamente eficiente e seu time escala o negócio, aumentando a demanda e a produtividade. De repente, se você não consegue integrar uma API ou perde suas listas, o que fazer?

Entrar em contato com o time de suporte, é claro. Então, pesquise se os atendentes são capacitados para solucionar possíveis falhas e qual o tempo médio de resposta. Um jeito de entender um pouco como funciona é esclarecendo todas as dúvidas antes de fechar o contrato. Assim, você conhece o perfil de atendimento e um pouco da cultura da empresa.

RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO

Praticamente todas as ferramentas de automação de marketing têm a forma de pagamento recorrente. Isso apresenta duas perspectivas: uma é que, caso você descubra que aquela que você escolheu não era da forma como esperava, trocar de plataforma não será tão prejudicial. A outra é que, a longo prazo, a economia em uma escolha acertada é muito grande.

Algumas empresas costumam ter pacotes prontos com os preços disponíveis e isso facilita a pesquisa, mas não tenha receio em solicitar orçamentos. Conversando com um consultor, é possível que você descubra um caminho mais adequado e como ter o melhor retorno para o investimento em um software de automação.

Viu como escolher uma ferramenta de automação de marketing tem requisitos importantes a serem avaliados antes de fechar o contrato? Analise a interface, funções e customização da ferramenta. Esteja atento às possibilidades de integração para o plano contratado e como serão fornecidos os dados para análise e monitoramento. Garanta que você receberá um suporte qualificado e solicite um orçamento.



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