CONHEÇA AS VANTAGENS DO GEOMARKETING PARA NEGÓCIOS LOCAIS.

ACM Digital 08:22 0 comentários

CONHEÇA AS VANTAGENS DO GEOMARKETING PARA NEGÓCIOS LOCAIS.

Tornar as estratégias mais eficientes, com uma melhor relação entre retorno e investimento, é um objetivo de qualquer gestor ou dono de empresa. Hoje existem muitos canais de marketing para explorar, mas é preciso ter um plano estruturado para que isso dê certo. Uma dessas estratégias é o geomarketing!

Neste conteúdo, vamos falar sobre a utilização dos dados geográficos do público para tornar mais interessantes suas ações de marketing. Acompanhe e veja como melhorar os seus resultados!

O QUE É O GEOMARKETING?

O geomarketing consiste em todas as estratégias de marketing que utilizam dados de localização dos usuários. Isso se tornou mais presente nos planos de ação das empresas a partir do aumento de acessos por dispositivos móveis e pela ampliação da cobertura de internet.

Essa tática parte dos rastros digitais que deixamos ao usar nossos smartphones, por exemplo. Visitamos um local e marcamos nas redes sociais. Tiramos uma foto e descrevemos o lugar. Criamos marcações nos estabelecimentos que frequentamos, como restaurantes, academias e outras empresas.

Assim, as organizações enxergaram o grande potencial em usar essas informações no plano estratégico de vendas. Ou seja, aplicando o geomarketing!

COMO ESSA ESTRATÉGIA FUNCIONA?

Imagine que você deseja criar um anúncio do seu negócio nas redes sociais. No momento de criação, a plataforma solicitará a segmentação do seu público, ou seja, quais são as características das pessoas que receberão o seu anúncio. Nesse momento, você deverá segmentar esse público a partir do preenchimento da sua localização e de quais são as regiões em que eles se concentram.

Esse é um exemplo de como o geomarketing é utilizado. Se a sua empresa trabalha como um negócio local, como uma pizzaria ou uma lavanderia, seu público é restringido a quem frequente a região, talvez a cidade e vizinhança, certo?

Logo, não faz sentido marcar todo o país na segmentação do público. Isso seria um desperdício grande de dinheiro! É por isso que o geomarketing funciona a partir dos dados geográficos que você usa para moldar a sua estratégia.

Uma outra alternativa interessante é segmentar o público para criar campanhas distintas. Por exemplo, ao enviar um e-mail para seus leads, você pode identificar quais são as regiões em que eles estão distribuídos. Com isso, você poderá usar esses dados no corpo do e-mail, tornando aquela mensagem mais personalizada, direcionando melhor sua campanha e atraindo mais a atenção do usuário.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO GEOMARKETING?

O geomarketing oferece diversas outras vantagens além da segmentação geográfica. Confira algumas delas:

Segmentação estratégica


A segmentação do seu público é fundamental em qualquer estratégia de marketing, mas principalmente no marketing digital. Os exemplos citados anteriormente, da pizzaria e da lavanderia, ilustra isso muito bem. Não seria benéfico criar o anúncio para todo o Brasil, por exemplo, porque você atingiria pessoas de outros estados, a centenas de quilômetros do seu estabelecimento físico.

Com o geomarketing é possível criar uma segmentação estratégica, gerando melhores retornos e tornando, também, a experiência do cliente mais agradável.

Monitoramento de conteúdo publicado no local


Uma boa ideia para usar o geomarketing é com a finalidade de entender o comportamento cultural do seu público, separando-o por regiões. Se a sua empresa fornece soluções para todo o Brasil, será que o público do sudeste reage igual ao público do nordeste às suas abordagens? Será que não seria interessante mudar a forma de escrever em alguns casos específicos? Essa análise pode trazer resultados interessantes.

Google Meu Negócio

O Google My Business, ou Google Meu Negócio, é uma excelente ferramenta para as empresas atraírem público no maior buscador do mundo. Ao se cadastrar, você preenche as informações mais relevantes da sua empresa, como a localização, horário de atendimento e fotos. Em seguida, você passa a ter a empresa marcada no mapa do Google.

Quando um de seus clientes visitarem o estabelecimento, ele pode deixar uma opinião usando a área de avaliação, dando uma nota e deixando um comentário. Isso ajuda bastante a influenciar novos compradores sobre seu estabelecimento.

Outro ponto interessante é que se a sua empresa estiver cadastrada e um usuário que está próximo fizer uma busca no Google, ele pode ser direcionado até o local. Isso aumenta o conhecimento da marca e pode gerar mais vendas.

Maior engajamento dos clientes

Se você utilizar bem o geomarketing, poderá atrair potenciais clientes mais propensos ao fechamento dos negócios. Isso, além de gerar um aumento no faturamento, também movimenta o nome da marca.

Uma ótima estratégia de marketing é pedir para seus clientes compartilharem a localização da empresa nas redes sociais. Assim, a rede de contatos de cada um terá uma visualização do seu negócio — sem contar que isso é uma indicação direta da pessoa que criou a postagem.

Essa ação não tem um investimento necessário e pode gerar resultados em longo prazo, uma vez que um único cliente pode desencadear uma série de compartilhamentos e visitas ao estabelecimento.

Análise de dados dos clientes locais

Por fim, o geomarketing, como já falamos, consiste em usar os dados de localização dos usuários em uma estratégia de vendas. Isso, por si só, já é uma grande vantagem, pois gera mais inteligência às ações.

Depois que você tiver um bom banco de dados e informações dos seus clientes e leads, pode analisar as oportunidades. Quem sabe você não identifica que uma determinada região do país concentra mais clientes da sua empresa e, portanto, esse local deve ser prioridade das ações de marketing?

Ou, então, quando você enxerga que um local tem poucos acessos, mesmo sendo um ambiente em potencial. Ou seja, uma região pouco explorada. A partir dessas análises, você deve traçar planos para buscar os resultados da melhor forma.

Portanto, como vimos ao longo deste conteúdo, o geomarketing é uma excelente estratégia. A localização do seu público pode ser uma informação que gere uma série de atividades na busca de maiores vendas.

Você pode entender melhor o público e direcionar seus investimentos para quem realmente tem interesse e condições de ser convertido em um cliente. Portanto, não deixe de usar o geomarketing na sua empresa!



A ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo para atrair novos clientes.

Fale com a ACM Marketing Digital sobre os objetivos do seu negócio e alavanque sua empresa com o marketing digital!

Acesse nosso site para saber mais - http://acmdigital.com.br/


Central de Atendimento - (11) 2228.2871

Acm Marketing Digital

Desenvolvedor

Somos Profissionais da Internet Temos Condições de Ajudar o seu negócio a conquistar mais clientes.

0 comentários :

Postar um comentário