OS BENEFÍCIOS DAS MÉTRICAS DE PERFORMANCE PARA A SUA EMPRESA.

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OS BENEFÍCIOS DAS MÉTRICAS DE PERFORMANCE PARA A SUA EMPRESA.

Alguns gestores de marketing acabam pecando no momento de definir as métricas de performance para acompanhamento. Os valores a serem acompanhados não devem servir apenas para elevar o ego, mas sim para demonstrar o desempenho da campanha criada.


Pensando na empresa como um todo, o setor de marketing tem a função de atrair as oportunidades de negócio, gerando novos leads, agregando valor à marca, identificando possibilidades de mercado e ainda analisando a concorrência. Em paralelo, a equipe de vendas deve trabalhar em conjunto para transformar essas oportunidades em negócios concretizados.


Então, as métricas de performance nada mais são do que indicadores dos resultados da empresa, capazes de estabelecer uma linha entre as vendas e a lucratividade.

Pensando nisso, vamos levantar alguns dos principais benefícios em acompanhar as métricas de performance para a sua empresa:

Auxilia na otimização dos investimentos

Para mostrar como uma métrica de performance pode ser importante, vamos criar um exemplo bem prático e simples. Imagine que o seu negócio identificou duas estratégias interessantes: investir em links patrocinados no Google Adwords e criar uma campanha de anúncios no Facebook Ads.

Ambas as ações são ótimas, capazes de elevar bastante o conhecimento da marca e gerar um bom tráfego no site e conversões. Então, você resolveu aplicar R$1.500,00 no Adwords e R$1.000 no Facebook.

Passado um determinado tempo, você percebeu que suas vendas aumentaram bastante, muito devido aos investimentos. Então, chegou o momento de analisar as estratégias individualmente. É claro que, se ambas foram tomadas simultaneamente, uma pode interferir na outra, mas para efeito de exemplo, vamos considerar os resultados individuais.


Então, você observou que obteve um faturamento de R$5.000 por meio dos links patrocinados e R$3.500 na rede social. Agora, você precisa escolher uma das duas ações para direcionar o investimento.


A campanha no Adwords teve um faturamento maior, mas você deve levar em conta que o valor aplicado também foi superior. Nesse momento, surge a necessidade de calcular o ROI, ou Return On Investment. Traduzido ao português, Retorno Sobre o Investimento.


O ROI subtrai o investimento do faturamento, dividindo isso pelo investimento. Então, nesse exemplo, na primeira ação temos o ROI de 2,3, enquanto no Facebook Ads o ROI foi de 2,5. Ou seja, o segundo investimento foi mais eficiente, mesmo apresentando um valor menor de ganho.


A ideia por trás desse exemplo é mostrar que as métricas de marketing são fundamentais e elas devem ser usadas para otimizar os investimentos. Nesse caso que criamos, caso a empresa achasse necessário, ela deveria investir na ação com maior eficiência, conforme calculado e demonstrado.

Destaca as oportunidades de mercado

Outro grande benefício em acompanhar as métricas de marketing está relacionado às oportunidades de mercado. Se você não acompanha o que está acontecendo, pode deixar com que ótimas possibilidades sejam desperdiçadas.


A origem do tráfego, por exemplo, é uma das métricas de marketing importantes. Com ela, você é capaz de identificar de onde os seus visitantes estão surgindo e, dessa forma, direcionar seus esforços e investimentos nesse canal.

Ajuda na previsibilidade do mercado

O mercado, alguns nichos mais do que outros, sofrem de mudanças bruscas. Essas alterações podem ser ótimas para alguns, ao mesmo tempo que acabam com o negócio de outros.

Acompanhando de perto as métricas, a previsibilidade do mercado como um todo se intensifica. Você pode enxergar o início de grandes mudanças e adequar a sua empresa. O que poderia ser um grave problema passa a se demonstrar como uma importante vantagem competitiva.

Serve como embasamento para a tomada de decisões

Por fim, cada uma das métricas de marketing serve como embasamento para as decisões. Nem sempre o que é aplicável em um negócio dá certo em outro e tomar as decisões com base em achismos e crenças não faz nenhum sentido, como já dissemos, além de colocar os investimentos e o próprio negócio em risco.




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