ENTENDA O QUE É A TECNOLOGIA MOBILE E POR QUE SUA EMPRESA DEVE ADOTÁ-LA

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ENTENDA O QUE É A TECNOLOGIA MOBILE E POR QUE SUA EMPRESA DEVE ADOTÁ-LA

No Brasil, 72% do tempo despendido na internet é dedicado à tecnologia mobile mais próxima de todos nós: os smartphones. Isso não é exatamente uma novidade, já que a comunicação passou por uma severa transformação nos últimos tempos e colocou nossas empresas onde mais queríamos: lado a lado com o consumidor.


Mas você sabe o que é tecnologia mobile? Entende como ela pode contribuir para o crescimento da sua empresa? Não fique se perguntando: continue a leitura e descubra agora mesmo!

O QUE É TECNOLOGIA MOBILE?


Toda tecnologia que permite a uma pessoa se movimentar sem abdicar dela pode ser considerada mobile. Neste sentido, temos usado esse recurso bem antes da proliferação dos smartphones, com os notebooks.

Acontece que a tecnologia mobile está cada dia mais ágil e compacta, permitindo que a levemos no bolso ou na bolsa. Além dos smartphones e notebooks, temos os iPads, tablets, minibooks, ultrabooks, entre outros. Isso sem falar em outras peças-chave, como pendrives, cartões SD e HDs externos.

No campo dos “serviços mobile”, podemos incluir o GPS, WiFi, Bluetooth, WAP e SMS. Some aqui, ainda, todo o universo de aplicativos mobile que usamos diariamente em nossos smartphones, desde redes sociais, até os apps de bancos, jogos e demais serviços.

Como você pode notar, a lista de tecnologias mobile é extensa e tende a crescer muito nos próximos anos.


TECNOLOGIA MOBILE: É MODISMO OU É PRA VALER?

Você pode estar se perguntando se esse universo de recursos vai ser passageiro — assim com os CDs, que substituíram os vinis — ou se o avanço tecnológico é pra valer e sua empresa deveria estar pensando em adotar a tecnologia mobile também.

Pois os números não mentem: até 2020, 80% da população deve ter um telefone móvel! Em outubro de 2016, os acessos à internet por meio de dispositivos mobile somaram 51% do total mundial — ou seja, os desktops foram superados pela tecnologia mobile.

Isso porque dispositivos mobile são mais fáceis de usar, assim como os aplicativos que os acompanham. Faça um teste simples: acessar seu internet banking pelo app e pelo site do banco. Qual processo foi mais ágil e intuitivo?

As tecnologias mobile são cada vez mais pensadas para facilitar o dia a dia do usuário, o que gera uma identificação maior entre cliente e empresa. Por que ir pelo caminho mais difícil se o consumidor pode realizar pagamentos por meio do smartphone? Ou então, por que passar horas ao telefone com uma central de atendimento se é possível tirar dúvidas via chat, mensageiro instantâneo ou redes sociais?

A REALIDADE DO CONSUMIDOR MUDOU, E SUA EMPRESA PRECISA MUDAR TAMBÉM!


Se você pretende alcançar o sucesso nos próximos anos, precisa estar onde seus clientes estão — e isso significa que a sua marca deve ser mobile. Produtos e serviços também podem se transformar em soluções móveis, como nos casos dos sistemas de gestão on-line ou das centrais de atendimento virtuais.

Ao oferecer conforto e praticidade ao seu público prioritário, ele se sente valorizado e passa a se relacionar com maior frequência com a sua empresa. Por exemplo: imagine que um cliente acaba de ver um anúncio patrocinado da sua marca com uma oferta. Ele não vai esperar para chegar em casa e acessar o site da marca para realizar a compra: ele fará isso de imediato.

Caso você tenha um app exclusivo da sua empresa, o processo é ainda mais fácil e rápido: o usuário baixa o aplicativo — ou o acessa, caso já o tenha — e realiza a compra em questão de segundos. Não há tempo para que o consumidor mude de ideia, o que aumenta o número de conversões e, é claro, o seu faturamento.

A contribuição da tecnologia mobile vai além. Uma empresa que trabalha com entregas pode monitorar os produtos desde o momento em que eles saem do estoque até o instante em que são entregues ao cliente, reportando o status do pedido ao consumidor. Essa facilidade deixa ambos tranquilos em relação ao processo de logística.

As carteiras digitais, tecnologias que permitem ao consumidor realizar pagamentos on-line com o uso de aplicativos, também são cada vez mais comuns, assim como os aplicativos próprios das empresas, que oferecem uma gama enorme de facilidades aos usuários.

POR QUE TER MEU PRÓPRIO APLICATIVO?


A tecnologia mobile oferece uma série de facilidades. Entre elas, podemos destacar a possibilidade de a sua empresa ter um aplicativo próprio, que conecte marca e consumidores no ambiente on-line.

Além de se manter sempre presente na vida dos seus consumidores, um aplicativo personalizado permite coletar informações importantes para compreender o comportamento dos usuários e, assim, aprimorar seus produtos e serviços com base em dados concretos.

A melhor parte é que ter um aplicativo mobile pode ser menos complicado do que você imagina!

COMO DESENVOLVER UM APP?


Seu app é formado por duas partes: o painel administrativo e o recurso que é instalado no dispositivo mobile do usuário. No painel administrativo, você faz a gestão dos dados, podendo customizar telas, inserir ou retirar informações e agregar novas categorias ou funções.

No app baixado pelo usuário, ele terá acesso às funcionalidades e informações que você disponibiliza no painel administrativo. Quando ele realiza uma ação, seu banco de dados registra o acesso e os passos dados, permitindo que você extraia relatórios analíticos sobre cada operação.

Assim, você terá sempre uma fonte confiável de informação a respeito dos seus clientes, ao mesmo tempo em que oferece conforto e praticidade no relacionamento com sua empresa.

O resultado de um aplicativo bem feito é maior interação entre empresa e clientes, bem como maior engajamento e fidelização da sua comunidade de usuários.


Interessado em desenvolver seu próprio aplicativo mobile? Pois saiba que o melhor é sempre contar com uma equipe de profissionais qualificados para tal investimento — afinal, você quer resultados logo, certo?


Ter um time completo, com web designers, programadores, arquitetos de informação, especialistas em bancos de dados, analistas de testes e um excelente gerente de projetos é o diferencial que faz com que algumas marcas se destaquem no mercado com uma tecnologia mobile e outras vejam seus investimentos perdidos.



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